Estudo avalia a absorção de nutrientes quando maionese é incluída nas preparações com vegetais

Consumo de gorduras “boas” pode favorecer a absorção de alguns nutrientes e contribuir para uma alimentação equilibrada

unnamed

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de, pelo menos, 400 gramas de vegetais e frutas. Isso corresponde a cerca de 3 porções de vegetais e 2 de frutas. Um estudo realizado pela USP apontou que consumir uma fonte de gorduras boas com a salada, como molhos à base de maionese, pode melhorar a absorção de alguns nutrientes, principalmente no caso de indivíduos que tenham um baixo consumo de vegetais.

O estudo, conduzido pelo Instituto de Cardiologia da Escola de Medicina da USP, submeteu ao teste pessoas, com idade entre 18 e 60 anos, sendo que alguns consumiram apenas vegetais e outros adicionaram maionese ao prato.

A pesquisa mostrou que a adição desse produto às saladas aumentou de 80% a 110% a absorção de alguns nutrientes. “A maionese é um produto consumido mundialmente, constituído basicamente de água, óleo, limão ou vinagre, ovos e sal. Os resultados mostram que alguns nutrientes foram mais bem absorvidos pelas pessoas que consumiram as hortaliças com molhos”, explica a nutricionista e doutora pela Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, Roberta Cassani.

“Isso ocorre por que alguns desses nutrientes são lipossolúveis, ou seja, solúveis em gorduras, e a maionese é uma boa fonte das conhecidas gorduras boas. Então, adicionar esses molhos que tenham gorduras na refeição ajuda na absorção de algumas vitaminas e seus precursores”, acrescenta.

Na maior parte do mundo o consumo de vegetais é menor que o recomendado, sendo que no Brasil somente 24,1% da população consome cinco ou mais porções diárias de frutas e hortaliças. Como os vegetais fazem parte de um grupo de alimentos ricos em nutrientes, como vitaminas, minerais, carotenóides, flavonóides e fibras, o baixo consumo deles pode representar uma quantidade de nutrientes ingerida menor do que o que seria ideal. Portanto, “incentivar o consumo de vegetais e frutas é fundamental para uma alimentação equilibrada”, ela complementa.

Mas aumentar o consumo destes alimentos, no entanto, requer mudanças nos hábitos de vida, o que muitas vezes pode parecer difícil. Para ajudar a alcançar esse objetivo, uma dica é “deixar pré-lavados os vegetais na geladeira ou adicionar molhos”, sugere Roberta.

Referência: Martins FO. Et al. Mayonnaise Increases the relative bioavailability of fat-soluble (non)nutrientes from a salad. International Journal of Nutrition and Food Sciences. 2015; 4(6): 644-649. 

Publicidade:
Anterior Lei por dirigir sem o documento do veículo muda em novembro
Próxima Moradores de Guaíra podem navegar na internet com velocidade de até 200 Mbps