Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE GUAÍRA PRODUZ CARTILHA DE ARBORIZAÇÃO URBANA

A Prefeitura de Guaíra agora tem uma cartilha de arborização urbana.

A obra, fruto de apuração e edição da Secretaria Municipal de Agricultura Abastecimento e Meio Ambiente está a disposição da população no campo no site do município guaira.sp.gov.br . No fim desta matéria você também pode baixar o arquivo PDF com a mesma.

Esta ação faz parte do rol de diretivas do programa Município Verde Azul, que tem propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

No documento consta legislação municipal que trata do tema, assim como orientações sobre espécies adequadas e como e onde plantar.

A cartilha se justifica pelo fato da arborização urbana constituir fator fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população. São incontáveis benefícios que as áreas verdes proporcionam a saúde e bem estar.

Ressalte-se que com planejamento de plantio e manutenção adequados das árvores no perímetro urbano garantem todos as vantagens sem prejuízos à arquitetura e à mobilidade urbana.

Esta cartilha vem como mais uma ação da Prefeitura de estímulo ao plantio de árvores nas fachadas, especialmente em imóveis de moradia. A Secretaria de Agricultura do município vem fazendo sua parte plantio em áreas urbana, de uso comum, sob a tutela da municipalidade, como praças, parques e canteiros de avenidas.

Elencadas como benesses dar arborização estão o conforto térmico (sombra), melhora na qualidade do ar, auxilio na drenagem das águas pluviais, além do embelezamento.

As árvores produzem oxigênio para nossa respiração, diminuem a poluição do ar,

amenizam o reflexo da luz do sol e produzem frutos que alimentam animais e seres humanos.

No quesito interação social a sombra proporcionada faz parte do dia-a-dia das famílias: para descanso, estacionamento e ponto de encontro de vizinhos.

Facetas imperceptíveis aos olhos dos leigos, as árvores ajudam a conter a erosão do solo e evitam o assoreamento dos rios, melhoram abastecimento do lençol de água subterrâneo e, pelo aspecto desarmônico natural das copas, absorvem os ruídos urbanos, uma contribuição para melhora a saúde física e mental.

Os interessados podem baixar e ler a cartilha CLICANDO AQUI.