As amazonas da ANTT estarão competindo na arena de Guaíra

Uma das principais atrações da arena do rodeio na XXV Festa do Peão de Guaíra será uma das etapas da ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores).

Durante os quatro dias do evento, as amazonas que fazem parte desta competição, estarão apresentando toda a garra e determinação na arena de Guaíra. As provas são recheadas de emoção e levam o público ao delírio, pois misturam beleza e raça, com as competidoras buscando os melhores tempos entre os tambores.

A comissão organizadora da Festa do Peão de Guaíra está muito confiante que a prova dos três tambores será mais um grande atrativo para o público que gosta da competição.

PROVA TRÊS TAMBORES

É a única prova feminina do rodeio. Com até milésimos de segundos, valendo a competição, a prova conta com um sistema totalmente eletrônico. Ao ultrapassar a linha imaginária que liga um conjunto de fotocélula o cronometro é automaticamente disparado.

A competidora tem que contornar três tambores dispostos de forma triangular no menor tempo possível. Caso venha derrubar algum tambor ela será penalizada em 5 segundos por tambor derrubado. Logo após a sua apresentação ela tem o seu animal vistoriado.

Se tiver alguma marca proveniente de chicote/espora fora de padrão será automaticamente desclassificada. Para dar uniformidade à prova, a competidora com sua tralha deverá pesar no mínimo 65 kg. Caso isso não ocorra, há necessidade de complemento que é feito através de colocação de pesos até atingir esse numeral. 

A GUAIRENSE

Guaíra terá uma representante na prova dos três tambores. Fatiana Ferreira Garcia Pignanelli. Seu interesse pela prova dos Três Tambores começou cedo, aos 14 anos

Como já montava a cavalo não teve problema e os pais sempre apoiaram. Com 15 anos disputou sua primeira competição e foi justamente em Barretos.

Fatiana formou-se em zootecnia na faculdade de Uberaba-MG. Durante sua carreira conquistou vários títulos. Em 2005 foi campeã nacional e vice no mesmo ano. Em 2008 foi novamente campeã nacional por duas vezes com o menor tempo do nacional inteiro (17.647), que teve mais de 5 mil inscrições entre homem e mulher.

Em 2009 foi campeã da ANTT. Também conquistou títulos em vários rodeios por onde passou e em provas da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto-de-Milha).

A ANTT

A ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores foi fundada por um grupo competidoras da modalidade em 2003, com o objetivo de promover, valorizar, organizar e defender a prova dos Três Tambores, principalmente nas arenas de rodeio.

Atualmente o Campeonato Nacional de Três Tambores, promovido pela ANTT, é o maior e melhor do país, presente em alguns dos principais eventos do calendário nacional e contando com a presença das mais renomadas competidoras da modalidade.

Realizado consecutivamente desde 2004, o campeonato da ANTT é também o mais antigo campeonato em atividade no Brasil e o mais duradouro da história do rodeio nacional, completando 15 edições em 2018.