Pular para o conteúdo

COMO CALCULAR CORRETAMENTE O ISS?

Não é novidade que a legislação tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo. De acordo com um relatório divulgado no último ano pelo Banco Mundial, o Brasil é o país onde mais se gasta tempo com a burocracia tributária.

Neste cenário, para ter controle tributário e alcançar o sucesso do negócio, o empresário precisa entender todos os tributos, impostos e leis instituídas.

Destas cobranças, uma das mais complexas, que muitos empreendedores realizam o pagamento sem nem mesmo entender o porquê, é o Imposto Sobre Serviços (ISS).

O tributo, recolhido pelos municípios, incide na prestação de serviços realizada por quase todas as empresas e profissionais autônomos, por isso também conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). A exceção ocorre para negócios no exterior e com reflexos apenas fora do Brasil.

Apesar de parecer complicado, calcular o ISS é uma tarefa mais simples do que parece, mas demanda esforço.

“Primeiro, é necessário consultar a legislação do município do prestador do serviço e verificar a alíquota aplicada à atividade e natureza de sua empresa”, elucida Heber Dionízio, contador da Contabilizei, escritório de contabilidade que, com tecnologia, oferece mais praticidade, transparência e economia para mais de 5.000 PMEs pelo Brasil.

Heber explica que o cálculo envolve o preço do serviço e o tributo local. “Se o serviço custa R$100 e sobre ele incide uma alíquota de 5% (que é o valor máximo permitido por lei – o mínimo é 2%), os impostos recolhidos para o município, a título de ISS seria de R$5”, exemplifica.

“No caso das empresas que fazem recolhimento de impostos pelo DAS, os tributos são calculados pelo sistema e cobrados em uma guia única.”

Sobre a Contabilizei

Contabilizei é um escritório de contabilidade que oferece mais praticidade, transparência e economia para micro e pequenas empresas. Com o uso da tecnologia, promove a maior disrupção na indústria contábil brasileira ao automatizar processos e rotinas, garantindo a regularidade das empresas, além de gerar até 90% de economia mensal para as PMEs. A Contabilizei também oferece uma plataforma onde o empresário tem total visualização e controle dos aspectos contábeis da sua empresa: emissão de nota fiscal, guias de impostos, relatórios contábeis, tudo à disposição em poucos cliques. Disponível em mais de 30 cidades em todo o Brasil, incluindo as principais capitais, a empresa foi fundada em 2013 pelo empresário Vitor Torres e tem mais de 5.000 clientes em todo Brasil.