Pular para o conteúdo

UNDOKAI REÚNE VÁRIAS GERAÇÕES EM GINCANA NA ASSOCIAÇÃO NIPO-BRASILEIRA

Na manhã do último domingo (22)  foi realizado, na sede campestre Kai Kan, o 34ª  Undokai que  atraiu um grande público.

Várias autoridades como a do prefeito interino Renato Moreira e o Prefeito Licenciado José Eduardo prestigiaram o evento e hastearam  as bandeira do Brasil, o agricultor e empresário Takeshi Uemura a do Japão, e a bandeira da ACENB foi hasteada pelo presidente da ACENB Shigueaki Suzuki

Na oportunidade do Deputado Itamar Borges também prestigiou o evento, reiterou o compromisso com a cidade e da alegria de estar presente num evento tão importante para a colônia Japonesa.

A edição deste ano faz parte das comemorações dos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 58 da criação ACENB – Associação Cultural e Esportiva Nipobrasileira

A programação iniciou com exercício físico e alongamento – Taissô – dado pela professora  de Educação Fisica Rosana  Clemente Talarico, onde todos os presentes fizeram os exercícios físicos.

A locução ficou  por conta de Noel Antonio Moises  que tradicionalmente é a voz do evento , anunciando a cada prova.

Os presentes puderam participar das 42 provas  esportivas realizadas ao longo do dia, além da oportunidade de reencontrar amigos e familiares e saborear pratos típicos da culinária japonesa.

O Undokai faz parte de um evento cultural da colônia japonesa,  de Guaíra e significa  a fusão de duas palavras japonesas: o “undô” que quer dizer esporte e “kai” que significa reunião. A tradução seria reunião de esportes ou reunião esportiva, o que equivale a uma gincana esportiva

O presidente da Câmara Caio Cesar ASugusto , parabenizou a Associação Nipo-Brasileira.“Uma grande integração que representa a integração, a confraternização entre as famílias, entre as pessoas”, afirmou..  ”, disse

O presidente da ACENB Shigueaki Suzuki afirmou que o evento foi uma grande festa de confraternização, “ Foi  um lazer para família toda participar. Foram provas e   brincadeiras que reuniram  crianças, jovens e idosos”, ressaltou Suzuki.

O Prefeito Renato Moreira prestigiou o evento  e salientou a importância  da colônia para o país e para Guaíra “participar do Undokai, além de ser muito prazeroso é uma forma de conhecer  de perto a  cultura japonesa. Os imigrantes japoneses ajudaram a construir nosso País e nossa cidade e as manifestações culturais e tradicionais passando a cada gerações nos permite apreciar a relação cultural da colônia nipo-brasileira, que está presente em nosso País ”.