Pular para o conteúdo

“ALMA DE PEÃO”, DE MÁRCIO CINTRA, É A OBRA QUE ILUSTRA O CARTAZ DA 63ª FESTA DO PEÃO DE BARRETOS

O artista plástico Marcio Cintra entregou a tela “Alma de Peão” na manhã desta quarta-feira, 8, ao presidente de Os Independentes Ricardo Rocha. Mussa Calil Neto também recepcionou o artista. (Foto: Diego Rodrigues)

O artista plástico mineiro Márcio Cintra é o autor da obra “Alma de Peão” que irá ilustrar o cartaz do artista da 63ª Festa do Peão de Barretos.

A tela destaca o competidor de rodeio no centro com um olhar determinado e punho cerrado em uma alusão à força e fé que os atletas levam para a arena.

Atrás dele, representando asas, surgem o touro e o cavalo que ilustram a magia dos 8 segundos que separam o peão da glória ou da derrota na montaria.

Autodidata, Márcio iniciou seu trabalho artístico estudando a obra de grandes mestres como Velásquez, Chardin, Manet e, principalmente, Rembrandt, além de outros mestres holandeses dos séculos XVII e XVIII. Carrega como característica de suas criações um estilo moderno e arrojado, trabalhando principalmente com a figura humana.

Cintra conta que tentou fugir do padrão da imagem de montaria quando criou a tela. “Minha primeira ideia era fugir do padrão “competidor montando no boi/cavalo”, mas representar a força, determinação e fé do peão colocando-o no centro para mostrar o que ele realmente é, a alma do rodeio.

A tela foi trabalhada no meu estilo figurativo/realista, com muita cor e liberdade nas pinceladas e outras formas de aplicar as tintas”, conta.

O cartaz do artista é uma tradição no evento considerado o maior do gênero na América Latina. Desde 1955 grandes nomes das artes plásticas criam obras exclusivas para o cartaz que divulga a Festa em todo o país.

Oscar Niemeyer, Tomie Ohtake, Manabu Mabe, Ziraldo, Romero Brito, Hans Donner e Siron Franco estão entre os autores de cartazes do evento que também foi assinado por artistas barretenses como Conceição Borges, Justus Aguilera e Dado Stuart e Renato Amysi.

Márcio Cintra afirma que entrar para uma galeria que tem nomes tão importantes da arte brasileira é um privilégio: “foi uma satisfação, e claro, muita honra receber esse convite. Como mineiro, desde criança convivi e aprendi muito sobre o mundo do rodeio sabendo da importância de Barretos para esse universo. É uma responsabilidade imensa, mas que abracei com muito entusiasmo”.

“É uma honra para nós termos em nossa história tantos grandes artistas, mas somos muito gratos também por encontrar em nosso caminho talentos especiais e que conseguem retratar com seu dom e com carinho a alma desse evento que é a cara do Brasil”, explica Mussa Calil Neto, da Associação Os Independentes, um dos responsáveis pela escolha do artista.

O presidente de Os Independentes Ricardo Rocha ressaltou a importância de dar continuidade a esse projeto que valoriza o trabalho dos artistas. “É uma oportunidade de junto com nosso evento, conhecido no mundo inteiro, levarmos também o nome de nossos artistas e mostrar a força da criatividade e do talento brasileiros”, declara.

A 63ª Festa do Peão de Barretos acontece de 16 a 26 de agosto. A programação completa e venda de ingressos estão disponíveis no site www.independentes.com.br