Pular para o conteúdo

ESTUDO MOSTRA QUE CASAMENTO PODE REDUZIR VALOR DO SEGURO AUTO

Estudo divulgado pela Smartia em parceria com a TEx revela: o estado civil pode ser um fator bastante relevante na hora de realizar o seguro do veículo por um valor mais baixo. O estudo foi feito a partir das cotações em três grandes seguradoras nacionais, avaliando quatro grupos de clientes: solteiros, casados, divorciados e viúvos.

Casados pagam menos conforme a análise de risco

O levantamento da Smartia Seguros fez o estudo considerando o seguinte perfil de cliente: homem de 35 anos, residente em São Paulo, sem filhos, com bônus zero. O veículo seria um Hyundai HB20. Nas três seguradoras pesquisadas, o seguro para um indivíduo casado tem valor mais baixo do que para os demais perfis. A diferença pode ser de até 54%.

 

Outro dado interessante levantado na pesquisa é o valor para divorciados. Em uma das seguradoras analisadas, o valor do seguro para este grupo é 32% mais caro do para o cliente casado. Na mesma empresa, o plano para solteiros sai 20% mais caro do que para o grupo dos casados.

 

Segundo estudos da área em empresas do mundo todo, a mulher ou o homem casado tem menos chances de sofrer acidentes, pois na grande maioria das vezes são mais prudentes no trânsito. É a mesma lógica adotada em razão da idade: um cliente mais velho tende a pagar valores menores do que um indivíduo jovem, por exemplo. As seguradoras entendem que, quanto maior o tempo de habilitação, mais experiência o usuário obtém, e acidentes e outros problemas ocorrem com menos frequência.

 

A avaliação dos riscos entende que o indivíduo casado se coloca menos em situações de sinistro. Um motorista com filhos também pode ter desconto maior no seguro auto. Isso ocorre por conta do aumento da prudência dos usuários ao dirigir, especialmente quando as crianças estão no carro.

 

Sobre a Smartia

Fundada em maio de 2010, a Smartia é pioneira na venda de seguro auto online. A empresa tem como objetivo facilitar a vida dos motoristas que não podem ir até uma corretora ou seguradora, nem querem gastar tempo no telefone consultando os preços em vários lugares.

 

Sobre a TEx

A TEx desde 2008 oferece o software líder de gestão e multicálculo para corretoras de seguros, o TELEPORT. Seu grande diferencial é estar integrado às 17 principais seguradoras do mercado, permitindo que os corretores de seguros façam as cotações de seus clientes de uma só vez e em tempo real. Assim eles estão tendo ganhos expressivos de produtividade e podendo usar o tempo livre para fazer um trabalho ainda mais significativo com segurados, oferecendo atendimento exclusivo e personalizado.

 

Atualmente a empresa tem mais de 500 corretoras como clientes, que somam mais de 10.000 usuários ativos em todo o país. Alguns dos clientes são: AON, Marsh, Willis, Volkswagen, Banco Mercedes-Benz, Honda, Yamaha, Lojacorr, Seguralta, entre outros.