Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE GUAÍRA REALIZA NESTE DOMINGO O “DIA MUNICIPAL DA FOLIA DE REIS”

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Cultura e demais setores da administração pública, estará realizando neste domingo, dia 13, o Dia Municipal da Folia de Reis.

O evento passou a integrar o calendário do município, após aprovação do Projeto de Lei do vereador Rafael Talarico, na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, que instituiu que o Dia Municipal da Folia de Reis deve ser celebrado anualmente no segundo domingo de janeiro quando se encerram as atividades das folias.

A lei tem por objetivo preservar os costumes culturais e religiosos da população. Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.

Os festejos do “Dia Municipal da Folia de Reis” serão realizados a partir das 09h no espaço do “coreto” na Feira Livre, na Avenida José Flores. Já estão confirmadas as participações de companhias guairenses de folia de reis, convidados especiais e show sertanejo.

“A Prefeitura Municipal está criando formas de resgate e preservação cultural e com certeza a Folia de Reis é um dos principais movimentos culturais e religiosos do Brasil. Guaíra tem esta tradição enraizada de fé nos “Reis Magos” e na propagação da “Folia de Reis”, disse o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.