Pular para o conteúdo

PREFEITURA ADOTA NOVA INICIATIVA CONTRA DESCARTE IRREGULAR DE LIXO

Um dos maiores problemas enfrentados pela municipalidade e que prejudica toda a população é o descarte irregular de lixo, principalmente o de origem doméstica, como restos de alimentos, produtos descartáveis, animais mortos e outros tipos de materiais. O descarte irregular acontece principalmente nas entradas da cidade pelas estradas vicinais como na Avenida José Flores (estrada do antigo lixão) na Cohab 2, na Avenida José Garcia Junqueira (acesso a Estrada da Mata) e Estrada Guerino Talarico (Estrada do Guaritá).

A prefeitura, por meio do Departamento de Serviços Urbanos, é obrigada semanalmente a deslocar funcionários e equipamentos para fazer a retirada do lixo descartado nestes e outros pontos da cidade. Este depósito irregular de resíduos provoca mau cheiro em razão da decomposição dos materiais, contribui para proliferação de insetos e animais peçonhentos e atrai aves de rapina como urubus e outros carniceiros que podem, inclusive, causar acidentem de trânsito e problemas de saúde pública.

“As pessoas que jogam lixo nestes locais inapropriados devem saber que estão prejudicando a toda a população. É muita falta de respeito, uma vez que a cidade conta com coleta regular de lixo. Não existe nenhuma justificativa para que o lixo seja jogado em vias públicas, a não ser a falta de consideração por toda a comunidade”, comentou o Chefe do Departamento de Serviços Urbanos, Valter Alves dos Santos Júnior.

Para tentar inibir esta prática a Prefeitura Municipal conseguiu uma importante parceria com a empresa Center Leste, responsável pela coleta do lixo no município. A partir desta semana a empresa manterá no estacionamento de sua frota (antigo estacionamento da Bontur) na Avenida Neca Santana, algumas caçambas para que as pessoas possam fazer o descarte correto do lixo, principalmente aos finais de semana.

“Muitas vezes a pessoa está com lixo em casa, exalando mau cheiro, e não quer esperar a coleta no início da semana. Agora ela poderá levar este lixo até o galpão da Center Leste e lá depositar estes resíduos, fazendo o descarte correto deste material”, explicou Valter Alves dos Santos Júnior.

A expectativa é de que com essa iniciativa e o bom senso da população seja minimizado o problema do descarte irregular de lixo no município.