Um dos grandes males do século é a ansiedade. Esse desconforto emocional também acontece porque as pessoas não têm mais paciência de esperar nada e querem tudo “para ontem”.

Isso vale para todas as áreas da vida, seja emocional, material ou física. Até mesmo para comer as pessoas cronometram o tempo e muitas vezes dão preferência para as redes de fast-food, deixando de lado a própria saúde. Mas o que anda surpreendendo é que agora elas também estão com pressa para ficarem com aparência mais jovial e aperfeiçoarem ainda mais a beleza e, por isso, estão fazendo mais de uma cirurgia no mesmo dia.

A opção de mais de um procedimento cirúrgico combinados já é muito comum e usual, e muitas clínicas já oferecem essa conveniência. Seja para aproveitar o período de internação, se submeter apenas a uma bateria de exames ou, acima de tudo, realizar vários desejos na mesma hora. “Há cirurgias que se associadas apresentam resultados muito mais satisfatórios”, destaca Arnaldo Korn, do Centro Nacional — Cirurgia Plástica.

Estes resultados tornam-se o grande facilitador da beleza. Mas antes de se pensar em sair da sala de cirurgia totalmente renovado, é importante levar em consideração algumas informações importantes. O paciente deve passar por exames rigorosos para que se evite qualquer complicação no momento da cirurgia.

Mas a dúvida que muitos podem ter é: qual o risco de fazer mais de uma operação no mesmo dia? Por incrível que pareça, os especialistas garantem que é parecido com uma única cirurgia, estando sujeito, é claro, às dimensões, duração das intervenções e condições clínicas de cada paciente. Porém é bom lembrar que se o procedimento cirúrgico for de porte grande, os riscos aumentam.

As combinações preferidas entre os pacientes são: mamoplastia de aumento com lipoescultura corporal; mamoplastia redutora com abdominoplastia; blefaroplastia com lipoaspiração; rinoplastia com lipoescultura; e lipoaspiração com aumento de glúteos. “Hoje, os cirurgiões plásticos precisam se reciclar frequentemente para não se tornarem obsoletos, tamanha a velocidade dos progressos. Os procedimentos podem ser associados de maneira que sejam minimamente evasivos e recuperem ou mantenham a autoestima do paciente”, explica Korn.

Uma grande vantagem de fazer mais de uma plástica no mesmo dia é que isso evita que o paciente passe por dois pré e pós-operatórios. Outro benefício é a economia, já que os custos são menores, pois serão necessárias apenas uma anestesia e uma internação. Mesmo economizando em algumas despesas, unir procedimentos tem um custo alto e se o impedimento é o pagamento, hoje há facilidades como o parcelamento por meio de um serviço de assessoria administrativa financeira, igualmente ao que é feito pelo Centro Nacional — Cirurgia Plástica.

Mas antes de se aventurar com tantos procedimentos, o melhor mesmo é consultar um cirurgião plástico de credibilidade, tomando cuidado com os falsos e maus profissionais, e averiguar se não haverá nenhum risco para a sua saúde.