Outubro de 2019 – Apesar dos adultos estarem cada vez mais preocupados com a saúde das crianças, realizando exames periódicos, a realidade é um pouco diferente quando se trata de saúde visual. Hoje, milhares de crianças sofrem com algum tipo de deficiência visual no Brasil, e 80% dos casos poderiam ter sido evitados se houvesse diagnóstico precoce.

Pensando em enfrentar essa realidade, marcas de todos os setores se uniram no projeto “Caderneta de Visão”: o Movimento pela Saúde Ocular Infantil.

A partir do dia 10 de outubro, Dia Mundial da Visão, todas as lojas da rede óptica – ÓTICAS CAROL – distribuirão aos brasileiros as Cadernetas de Visão, inspiradas na clássica carteirinha de vacinação, que é amplamente difundida no país. A ideia, criada pela Artplan, é incentivar que pais, mães e responsáveis construam uma rotina de acompanhamento da saúde ocular dos pequenos, registrando nessa ferramenta as visitas ao oftalmologista, as mudanças de graduação, entre outros aspectos importantes.

“Hoje, cerca de 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão e 8 em cada 10 crianças em idade pré-escolar nunca fizeram exame de vista. Por essa razão e tendo em vista uma realidade tão preocupante, nosso objetivo é utilizar nossa chancela de maior rede de ópticas do mundo para levantar essa bandeira, permitindo que milhares de crianças possam enxergar um mundo mais bonito, com um olhar que só elas têm e que nós precisamos”, comemora Ronaldo Pereira Júnior, General Manager das redes de varejo da Luxottica no Brasil.

“É um enorme orgulho fazer parte de um projeto que aborda um tema tão delicado quanto a saúde ocular infantil. Nos mobilizamos internamente para estarmos inseridos nesta iniciativa, desde a sua concepção, junto a Óticas Carol, e participamos ativamente das diversas fases de desenvolvimento para chegarmos nesta solução, que esperamos que crie, de fato, um impacto na prevenção contínua das crianças. Buscamos, igualmente, parcerias com diversas marcas, que se comprometeram conosco para chamar a atenção do público para este assunto”, revela Antonio Fadiga, CEO da Artplan.

Para que o projeto ganhe ainda mais força, marcas como Amanco, BabySec, Bauducco, Beach Park, Chilli Beans, Chocolates Brasil Cacau, CNA, Drogaria São Paulo, Drogarias Pacheco, Elite, Elite Professional, Estrela, Etna, Gloob, Kitchen, Kopenhagen, Marisol, Ideal HK, Mitsubishi, Nick, O Boticário, Rock in Rio, Superinteressante, Uol, Veja e Visa se uniram a Óticas Carol, embaçando seus logos nas redes sociais e em mobiliários urbanos – simulando que uma criança pode estar enxergando assim – para chamar a atenção para essa causa.

Para conhecer mais do projeto, acesse: cadernetadevisao.com.br

Assista: