Pular para o conteúdo

MANGIA CHE TE FA BENE! SAIBA COMO USAR A MASSA A SEU FAVOR PARA UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA

São Paulo, outubro de 2019 – Se tem um dia que merece aquela bela macarronada é o 25 de outubro. Instituído como Dia Nacional da Massa, ele é desculpa perfeita para saborear sem culpa uma refeição reconfortante, tradicional e até saudável!

É isso mesmo, embora a grande maioria das pessoas acredite que por ser rico em carboidrato o macarrão deve ser evitado, ele é uma ótima fonte de energia e pode ganhar versões revisitadas que contribuem para a manutenção da saúde e do peso.

“Os carboidratos são a principal fonte de energia do organismo, mas muitas pessoas acreditam que eles contribuem para o aumento do peso e passam a evitá-los”, comenta o Nutricionista do Vigilantes do Peso, Matheus Motta.

“O que as pessoas não param para pensar é que não são os carboidratos que engordam, mas sim o consumo em excesso, em especial dos carboidratos simples. Por isso, se o objetivo é emagrecer ou manter o peso, não é necessário excluí-los da rotina alimentar, mas sim estar atento ao seu consumo”.

Por serem essenciais ao funcionamento do organismo, algumas adaptações podem ser feitas para otimizar o seu valor nutricional. Entre elas, Matheus destaca três:

Opte por uma massa integral

“O macarrão integral também é rico em carboidratos, porém é do tipo complexo, rico em fibras., as fibras saciam por mais tempo e auxiliam o processo de digestão”, explica o especialista.

Combine com uma proteína e legumes

Para evitar aquele vazio na barriga algumas horas após comer a massa, ajuste a porção de carboidrato e inclua uma proteína magra e legumes. As proteínas vão agir no seu centro do apetite, diminuindo-o, e os legumes, ricos em fibras, vão ajudar na saciedade prolongada.

Evite molhos cremosos e pegue leve no queijo

“Principalmentes os molhos a base de queijo e o molho pesto são ricos em gordura. Eles não precisam ser excluídos, basta ter cautela e ponderar a quantidade e frequência desses alimentos se o objetivo for tornar a massa mais leve”, pondera.

Para provar que dá para comer macarrão sem culpa, separamos uma receita imperdível. Confira:

Macarrão com Frango e Couve Picante

Tempo total: 21 min | Rendimento: 6 porções | Dificuldade: Fácil

Ingredientes:
250gr de fusili cru
1 ½ de couve
1 pitada de sal
250gr de peito de frango sem pele e sem osso, assado
1 unidade de cebolinha
½ colher de chá de pimenta calabresa em flocos
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

Modo de Fazer:
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve. Em uma frigideira grande, borrife óleo spray e aqueça sobre fogo médio. Adicione as folhas de couve e refogue, mexendo frequentemente, até que elas estejam verde-brilhantes, por cerca de 3 minutos.

Adicione o sal. Retire da frigideira e reserve. Na mesma frigideira, sobre fogo médio, doure o frango mexendo constantemente. Acrescente o macarrão e a couve. Diminua o fogo e mexa delicadamente até aquecer. SIRVA e salpique a pimenta e o queijo ralado e por cima.

Porção: cerca de 1 xíc. de macarrão com frango e couve picante.

Sobre Vigilantes do Peso – O Vigilantes do Peso faz parte da WW, antiga Weight Watchers, empresa global líder em gerenciamento de perda e manutenção do peso com foco em bem-estar e saúde. Nós inspiramos milhões de pessoas a adotarem hábitos saudáveis para a vida real. Por meio de nossa engajadora experiência digital e Workshops presenciais, os Associados seguem nosso programa sustentável que engloba alimentação saudável, atividades físicas e uma mentalidade positiva. Com mais de cinco décadas de experiência na construção de comunidades e profunda expertise em ciência comportamental, nosso objetivo é oferecer bem-estar para todos. Para saber mais, visite vigilantesdopeso.com.br. Para mais informações sobre nossos negócios globais, visite corporate.ww.com.