As vendas no atacado estão cada vez mais populares no Brasil. Você sabe o que é e como funciona a compra no atacado? Neste artigo, vamos mostrar quais são as vantagens e desvantagens de comprar alimentos e outros produtos em grande quantidade, ou seja, comprar no atacado.

No mercado, existem dois modos compra: varejo e atacado. Aqui, vamos falar sobre o atacado. Esse modo de compra é bastante comum entre empresários e pequenos empreendedores.

Na maioria das vezes, as vendas são feitas entre empresas, mas o consumidor final também pode aproveitar o atacado para economizar em suas compras.

O que é atacado?

O atacado é um modelo de compra que se caracteriza pela venda em grandes quantidades. Por isso, as vendas mais comuns são feitas no comércio B2B (de empresa para empresa).

Ao comprar em grande quantidade, é possível garantir descontos de até 50% no valor dos produtos, se compararmos aos preços de varejo, quando compramos por unidade.

Este mercado movimenta mais de R$ 200 bilhões por ano no Brasil. E ao contrário do que muitos pensam, o atacado não é vantagem só para as grandes empresas. Pequenos empreendedores e até mesmo consumidores comuns, podem comprar em grandes quantidades para abastecer comércios ou suas próprias casas.

Quais são as vantagens e as desvantagens de comprar no atacado?

Comprar no atacado tem suas vantagens e desvantagens. Mostraremos a seguir as características desse tipo de negócio para lhe ajudar a entender este modelo de compra e definir se ele é viável para você.

Conheça as principais vantagens de fazer compras no atacado:

Preços mais baixos

Essa é a principal vantagem das compras no atacado. Como as vendas são feitas em grande quantidade, é possível aproveitar descontos de até 50% no pacote de produtos.

Para quem precisa de um produto em grande quantidade, comprá-lo por um preço mais baixo é uma grande vantagem. Basta que a pessoa avalie a sua qualidade e o seu prazo de validade, para definir se atende as suas necessidades.

Para empresas, por exemplo, essa é uma chance de renovar o estoque de seus principais produtos a um preço menor, garantindo economia e aumentando a sua margem de lucro.

Condições de pagamento

Por se tratar de vendas em grandes quantidades, as possibilidades de negociar os preços da compra são maiores. Nesse modelo de compras, é possível negociar descontos vantajosos por unidade e condições de pagamento mais brandas.

Assim, você pode comprar os produtos que atendem as suas necessidades, sem se preocupar com o custo. Além disso, os grandes atacadistas facilitam bastante as compras, com condições de pagamento em parcelas, o que pode ser o pontapé inicial de grandes parcerias.

Conheça as principais desvantagens de comprar no atacado:

Problemas com a durabilidade dos produtos

Esse é o principal problema da compra em grandes quantidades. Dependendo dos produtos comprados, o prazo de validade pode pesar nas compras no atacado. Quem compra alimentos, por exemplo, pode sofrer com o vencimento dos produtos.

Muitos atacadistas vendem produtos com descontos maiores, quando estes estão próximos da data de validade. Essa pode ser uma grande desvantagem, já que o comprador pode ter um prejuízo ao não consumir estes produtos a tempo e não conseguirá vendê-los fora do prazo de validade.

Por isso, é importante verificar o prazo de validade e a durabilidade dos produtos para evitar o desgaste e o desperdício. Só é aconselhado comprar no atacado, produtos que sejam duráveis ou que tenham uma rápida saída em seu estabelecimento.

Gastos extras por conta da distância

Geralmente, os grandes mercados atacadistas ficam distantes dos grandes centros urbanos. E isso pode pesar bastante na economia das compras no atacado. Se você tiver que se deslocar para comprar estes produtos, você gastará parte da sua economia em combustível e isso pode deixar a compra bem menos vantajosa.

Da mesma forma, se você pedir a entrega dos produtos em sua casa, você também terá de arcar com o frete, o que dependendo da distância, não deve sair barato. Por isso, é importante pensar nas condições de compra, antes de comprar no atacado.

Vale a pena comprar no atacado?

A venda no atacado é recomendada para produtos que tenham grande saída e muito consumo. Se você tem um comércio, por exemplo, comprar os principais produtos no atacado pode gerar uma boa economia.

Da mesma forma, se você consome muito alguns produtos em sua casa, realizar a compra no atacado também pode ser bastante vantajoso. É importante pensar nas vantagens e desvantagens que citamos no texto para descobrir se vale a pena realizar compras no atacado.