Pular para o conteúdo

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CAUSAS DE PERDA DENTÁRIA E COMO EVITAR

 

Se você é uma daquelas pessoas que acha que os dentes caem naturalmente quando já estamos bem mais velhos, temos uma notícia: você foi enganado!

Brincadeiras à parte, a perda dos dentes não está relacionada somente a isso, mas também há outros diversos fatores. 

Para isso, existem algumas formas de evitar que você tenha uma perda dentária precoce por culpa de fatores que são controláveis na maioria dos casos.

Vamos lá?

Causas e prevenção

Sofrer com a perda de um dente ou vários pode ocasionar diversos outros problemas que não estão ligados somente a estética, tendo a mastigação e a fala afetada também.

Além disso, ao perder um dente, você não vai nem querer saber quanto custa um implante dentário, pois será algo urgente e praticamente obrigatório de realizar!

Portanto, conheça agora algumas causas que podem influenciar nesse caso:

  1. Periodontite

A periodontite é uma das principais causas da perda dentária. Ela afeta a gengiva e o osso, ou seja, o suporte dos dentes. 

Ela começa como uma simples infecção, conhecida como gengivite, é que o acúmulo da placa bacteriana. Quando não é retirada na escovação, ela se transforma em tártaro. 

Assim o nível de infecção vai aumentando, acumulando cada vez mais bactérias e mais nocivas.

Ao não realizar o tratamento necessário com a ajuda de um plano dentário, por exemplo, a doença continua avançando e acontece a perda óssea, levando os dentes a ficar amolecidos até que caiam. 

Como evitar:

A escovação diária é a principal prevenção para evitar a doença, assim retirando sempre a placa bacteriana para que não se transforme em gengivite e tenha a evolução.

Fique de olho na sua gengiva e veja se ela teve alteração de cor ou com sangramentos, pois isso significa que há algo errado.

  1. Fumar

O fumo aumenta a descamação da mucosa oral, inflamando a gengiva. Com esse acontecimento constante, o tecido ósseo começa a ser destruído, levando a perda dos dentes.

Além disso, a possibilidade de desenvolver um câncer bucal e periodontite também é válida nessa situação.

Como evitar:

Primeiramente, evitando fumar. 

Porém, caso ainda não consiga, faça consultas regulares ao dentista para que ele sempre examine e veja como está a situação atual dos seus dentes.

Tenha um costume de higienização rigorosa, com boas escovações diárias seguidas de uso de fio dental, enxaguante bucal e tudo que seu dentista recomendar.

  1. Cárie

A cárie é causada quando você tem resquícios de comida que ficam depositados nos dentes por tempo suficiente das bactérias produzirem ácidos e fazerem a festa!

Ela é capaz de atingir não somente a parte superficial do dente, como muitos pensam, mas também as partes mais profundas, causando então infecção, dor aguda e, por fim, a perda do dente.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam que somente um plano odontológico infantil faz esse tratamento, as cáries também atingem os adultos.

Como evitar:

Pode parecer óbvio, mas a melhor dica para evitar que a cárie apareça, é realizar a boa higienização bucal, com escovação diária e eficaz. Siga todas as indicações do seu dentista, como modelo de escova, tempo de escovação, entre outras.

Além disso, evite comer alimentos que contenham muito açúcar ou amido, pois são os melhores amigos das bactérias.

  1. Acidentes

Ao sofrer uma queda, batida ou qualquer outro trauma, também há chances de ter a perda de um dente, sendo algo imediato ou até mesmo alguns dias depois.

Se acontecer dias depois é provável que houve uma fratura na raiz do dente. Nos dois casos, se puder guardar o dente em um copo com leite fica mais fácil poder reimplantar ele.

Como evitar:

Bom, um acidente é sem querer, não é mesmo? Nossa dica aqui é tenha sempre cuidado para evitar ao máximo quedas, batidas, até mesmo brigas que podem envolver socos, por exemplo. 

Mas assim que acontecer, busque um consultório odontológico imediatamente para ter o suporte necessário.

Tenha dentes fortes e um sorriso incrível

Ficou assustado em como perder um dente é algo muito mais fácil do que você imaginava? Pois é! Por isso você deve sempre ter uma boa higiene bucal e cuidados.

Apesar de tudo, nosso conselho é que você pesquise sobre bons convênios odontológicos que cobrem todos os tratamentos para qualquer uma dessas causas. 

Além disso, manter o acompanhamento regular com um profissional dentista é essencial e não deve ser negligenciado.

Afinal, ter dentes saudáveis é sinônimo de um sorriso incrível e uma boa autoestima!

Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo na Ideal Odonto