Pular para o conteúdo

Crise no mercado financeiro causada pelo COVID-19, oportunidade para investir?

Para investir em algo em meio a uma crise, como a do coronavírus, é preciso saber as alternativas viáveis e conhecer os tipos de investidor para entender qual o seu. Isso traz segurança para quem deseja aproveitar o momento. Desse modo, é possível permanecer e lucrar no mercado financeiro, mesmo em meio a um cenário delicado assim.

Esse mercado é formado por muitos elementos que modificam o seu funcionamento e direcionam os resultados. Tudo que envolva transação financeira ou que pode afetá-las ajuda a compor o sistema econômico.

Por isso que uma pandemia atinge as finanças: ela envolve mudanças nos hábitos de consumo, oscilação de preços e contenção de gastos, por exemplo.

Embora pareça impossível trabalhar com operações financeiras de forma segura nessa pandemia, o investidor tem como fazer isso. Basta ter em mãos as informações necessárias e saber onde aplicar.

Porque conhecer o seu perfil

As alternativas possíveis para trabalhar no mercado financeiro incluem diferentes modalidades de investimentos. Cada uma delas possui seus critérios e funcionamentos específicos. Isso inclui as taxas, juros e condições que fazem essa aplicação render.

Um investidor tem os seus próprios hábitos de consumo, modalidade de renda, orçamento mensal, despesas e comportamento econômico geral.

Por isso, nem todo mundo se adapta bem ao mesmo tipo de investimento. Conhecer o seu perfil pessoal e econômico ajuda a escolher uma aplicação que combina com essas características.

O investidor pode ser conservador, aquele mais cuidadoso que evita qualquer tipo de perda. O investidor moderado assume alguns riscos com o objetivo de ter maior rentabilidade, apesar destes riscos serem pequenos.

Já o investidor agressor é aquele que assume altos riscos, tem uma probabilidade de perdas maiores e, ao mesmo tempo, tem chance de grandes retornos financeiros.

Ao fazer essa análise de seu perfil, as chances de alcançar o objetivo são elevadas. As corretoras e calculadoras de investimentos podem auxiliar a combinar o perfil com a modalidade ideal de investimento.

Oportunidades em meio a crise

Mas, será que há boas oportunidades de investimento em meio a atual crise, causada pela pandemia da Covid-19? Tem sim.

Sempre há boas alternativas, contudo, para identificá-las precisa entender como os diversos elementos da economia se conectam, como funciona e o que afeta cada um deles.

Conhecer os setores mais afetados, por exemplo, ajuda a investir naquele que tem maior chance de crescer dentro desse período. Assim como saber quais são as taxas e rendimentos de cada tipo de aplicação.

Também é importante ter muito claro o objetivo. Ou seja, quanto dinheiro o investidor quer obter e em quanto tempo pretende alcançar essa meta.

Deve considerar inclusive o motivo de realizar esse rendimento: criar um caixa para prevenção de dívidas, pagar uma faculdade, estabilizar as finanças pessoais, arcar com manutenção de carro ou qualquer outra necessidade.

Ações

O mercado de ações sofre muita oscilação durante um período de crise e incerteza. Empresas que precisa interromper ou diminuir sua produção rendem menos retorno financeiro, isso faz o valor da ação cair.

Da mesma forma, um empreendimento que consegue prosperar apresenta uma alta nos valores.

É importante lembrar que, embora o momento seja delicado, o mercado se recupera. Conforme as pessoas voltam a circular pelas ruas, elas voltam a produzir e consumir injetando dinheiro no mercado econômico. Isso faz as empresas retomarem seu rendimento aos poucos.

Sabendo disso, é preciso avaliar a situação dos empreendimentos e se informar mais a fundo sobre o mecanismo do mercado de ações. Assim, pode investir naqueles setores com maior potencial de crescimento a médio e longo prazo.

Um exemplo claro são as indústrias farmacêuticas, que estão tendo um alto lucro, por causa da demanda por medicamentos e equipamentos de proteção.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto, na prática, é um dinheiro que o cidadão empresta para o governo. Depois recebe de volta o valor com correção de juros e taxas. No contexto da atual crise econômica essa pode ser uma ótima alternativa de investimento.

Os governos estão gastando suas reservas para auxiliar no combate a disseminação do novo coronavírus e precisam de mais crédito. Por isso, essa é uma possibilidade caso o investidor tenha condições de fazê-lo.

Lembrando que um empréstimo para o governo é muito mais seguro do que para outras pessoas. Alguns tipos de aplicações se baseiam no empréstimo ao banco, que empresta esse dinheiro a outro cliente, o que apresenta algum nível de risco.

Novos mercados

Além das transações e opções de investimento, existe a possibilidade de trabalhar com negócio próprio.

O mercado e as trocas comerciais se moldam e modificam com o tempo. Especialmente devido aos cuidados necessários para não espalhar o novo coronavírus, os hábitos de consumo se modificaram.

As compras online são uma tendência cada vez maior. Durante o período de confinamento e isolamento social, esse tipo de troca comercial se intensificou como alternativa para as compras presenciais nos estabelecimentos. Isso abre a oportunidade para trabalhar com esse tipo de mercado baseado no e-commerce.

A população e a crise causada pela pandemia

Alterações na economia afetam a todos de alguma forma, em menor ou maior intensidade. Atingem o rendimento de grandes investidores e também as trocas comerciais cotidianas de pessoas externas ao mercado financeiro.

O caso da pandemia da Covid-19 envolve hábitos de consumo, oferta e demanda de produtos, redução na produção e oscilação de valores.

As pessoas podem lidar com isso e evitar dívidas, perda de controle financeiro e perda de capital se souberem escolher sua conduta. Para isso é necessário acompanhar o cenário econômico e conhecer todas as possibilidades para tomar as suas decisões.