Pular para o conteúdo

7 filmes – um para cada dia da semana – para inspirar as pessoas a cuidarem das suas finanças

No Brasil, apenas 21% das pessoas tiveram educação financeira na infância, de acordo com pesquisa recente realizada pelo C6 Bank. O levantamento mostra ainda que, na classe A, 57% dos brasileiros aprenderam noções de finanças em casa, enquanto, na classe C, essa fatia cai para 38%.

De acordo com especialistas, aprender a cuidar das finanças não precisa ser chato, nem difícil, e alguns filmes podem ajudar nessa missão. Sejam ficção ou baseados na vida real, eles questionam as relações de consumo e mostram como é importante cuidar da saúde financeira.

Segundo o executivo João Figueira, Head de Operações da Simplic (www.simplic.com.br), a educação financeira tem como objetivo auxiliar as pessoas na administração dos seus rendimentos – independentemente do valor da renda, orientando também sobre o consumo consciente.

“É notória a relevância da educação financeira para o bem-estar de cada um. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar suas despesas, é fundamental para evitar possíveis dívidas no futuro”, comenta.

A Simplic separou 7 filmes – um para cada dia da semana – que estão disponíveis em plataformas na internet – para ajudar a inspirar mais pessoas a cuidarem da saúde financeira. Veja a seguir:

1- Vivendo com um dólar

O filme retrata a experiência de quatro jovens que viajaram para a Guatemala com a missão de gastar um dólar por dia, sentindo na pele como é viver em situação de extrema pobreza, como 83% dos cidadãos guatemaltecos, segundo pesquisa da ONU realizada em 2017. O filme foi o resultado de uma série de vídeos postados no YouTube que continham relatos da viagem e está disponível para exibição na própria plataforma.

2- Até Que a Sorte Nos Separe

A comédia brasileira retrata a história de Tino (Leandro Hassum), que ganha na loteria e após dez anos, descobre que está falido após gastar todo o dinheiro do prêmio. Para resolver a situação, ele aceita a ajuda de um vizinho que trabalha como consultor financeiro. O filme retrata com bom humor a importância de poupar e economizar, para evitar problemas como falência. É possível assistir através da Netflix.

3- O Homem que Mudou o Jogo

O filme retrata a história de um treinador de um time de beisebol que trabalha com um baixo orçamento para poder gerenciar a equipe. O filme estrelado por Brad Pitt mostra que mesmo com as adversidades de um baixo capital para investir, é possível colher bons frutos com economia e sabedoria. O filme pode ser comprado no YouTube.

4- Quem quer ser um Milionário? 

Esse filme traz além de uma bela história com ensinamentos de resiliência e motivação, aprendizagem sobre finanças. Vindo da periferia de Mumbai, na Índia, Jamal Malik torna-se o finalista de um programa de perguntas e respostas de uma emissora de TV, concorrendo ao prêmio final de 20 milhões de rúpias. Por meio da história, o filme nos permite refletir que nem sempre fazer perguntas é a chave para algum problema financeiro, mas sim trabalhar nas respostas para cuidar do nosso dinheiro. O filme está disponível na Netflix.

5 – Fome de Poder 

O filme conta a história de ascensão da marca McDonald’s, revelando como o ex-vendedor ambulante Ray Kroc conseguiu transformar as lanchonetes dos irmãos Mac Donald na famosa rede de fast-food mundial. Coragem, persistência e inovação são algumas das lições que se pode tirar. O filme está disponível gratuitamente no YouTube.

6- A procura da felicidade

Criar objetivos financeiros e se dedicar a eles, apesar das dificuldades, pode ser um dos segredos para construir uma vida mais feliz. Essa é a lição do drama À Procura da Felicidade, filme baseado em fatos reais. O filme relata a história de um desempregado que se dedica ao filho e vira corretor de valores por acaso, até se tornar um milionário. O personagem segue como um pai amoroso e faz de tudo para que seu filho confie que eles superarão os obstáculos, o que torna a história uma inspiração para enfrentar dificuldades financeiras. O filme está disponível na Netflix.

7- A Grande virada

Para quem é empreendedor, o filme A Grande Virada pode ser uma boa dica. O longa conta a história de três homens que precisam sobreviver em meio a uma redução de custos da empresa em que trabalham. Em meio a trama, os personagens revelam como uma crise econômica pode impactar as estruturas internas de uma empresa e como é importante buscar aperfeiçoamento para acompanhar as mudanças do mercado para ajudar a superar qualquer sinal de crise. Assista através da plataforma YouTube.