Pular para o conteúdo

Aprenda a criar uma senha segura em quatro etapas

São Paulo, 15 de maio de 2020 – Pode parecer que, todos os dias, você precise se inscrever para uma nova plataforma ou serviço e, por isso, provavelmente esteja utilizando variações da mesma senha, alterando um número aqui ou uma letra ali, em um esforço para mantê-las seguras e ainda lembrá-las.
Por isso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, analisa as mudanças que estão por vir e aconselha sobre como criar uma senha forte em quatro etapas.

“Embora tentar lembrar várias combinações alfanuméricas incomode bastante, as consequências de uma senha fraca podem ser terríveis. Violações de dados e roubos em larga escala de informações pessoais aumentaram em frequência, e a situação do coronavírus agravou ainda mais isso. No início de abril, a popular plataforma de conferências Zoom revelou que meio milhão de senhas roubadas estavam à venda na dark web, e os golpes de phishing cresceram exponencialmente”, comenta Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

As senhas são a chave para manter as informações digitais seguras. Sem um gerenciador de códigos ou duplo fator de autenticação, é relativamente fácil para os cibercriminosos conseguirem decifrá-las, especialmente porque “123456”, “qwerty” e “password” ainda são algumas das combinações mais usadas no mundo. Neste sentido, recomenda-se o uso do Have I Been Pwned, uma ferramenta que permite verificar se o site em que o usuário se registra com seu endereço de e-mail foi violado.

Acessar o telefone com uma impressão digital e, em seguida, a identificação biométrica pode ser o novo padrão para conectar-se a todos os tipos de dados pessoais. O desafio contra a dependência excessiva de combinações de acesso conta com um órgão aberto da indústria: a Aliança FIDO, que inclui empresas membros como Google, Facebook, PayPal, Visa e Amazon. De acordo com a ESET, é improvável que essa forma de segurança cibernética desapareça completamente em um curto prazo, já que, primeiro, é necessário começar a adoção de outras formas de identificação mais seguras.

Enquanto isso, recomenda-se que o usuário tenha combinações fortes, além de contar com um gerenciador de senhas para uso pessoal e corporativo, como o ESET Password Manager, por exemplo. Embora a recuperação de um acesso pessoal possa não ser muito difícil, comprometer acidentalmente os dados corporativos pode ser muito mais difícil de se fazer.

Para garantir que sejam adotadas as precauções necessárias ao criar um acesso, a ESET compartilha um passo a passo explicando como elaborar uma senha segura em quatro etapas:

• Escolher uma palavra ou um número que seja fácil de lembrar, mas difícil de adivinhar (Por exemplo: welivesecurity);

• Incluir letras maiúsculas e minúsculas (Por exemplo: WELiveSecurity);

• Acrescentar números e símbolos (Por exemplo: WeL1v3SEcur1ty!);

• Transformar a palavra em uma frase (Por exemplo: EuG0st0d3LErWeL1v3SEcur1ty!)

Além disso, é importante não usar combinações comuns, como “QWERTY”, “12345”, “abc123”, etc e não utilizar o mesmo código para todas as contas.

“Reserve um momento para revisar suas próprias proteções: você pode economizar muitos transtornos no futuro. Consciência e educação são fundamentais para desfrutar da tecnologia com segurança”, conclui Gutiérrez.

A ESET também compartilha o Guia de cibersegurança para empresas pequenas, especialmente criado para PMEs, já que elas geralmente consideram não ser alvos de ataques porque “suas informações não são tão valiosas”. De acordo com a ESET, essas infraestruturas são algumas das mais vulneráveis, porque em muitos casos, não contam com medidas de segurança adequadas.

Para te ajudar a ficar em casa

A ESET aderiu à campanha #FiqueEmCasa, oferecendo proteção para dispositivos e conteúdos que ajudam os usuários a aproveitar os dias em casa e garantir a segurança dos pequenos enquanto se divertem online em meio à pandemia.

No site, os usuários podem ter acesso a: ESET INTERNET SECURITY grátis por 3 meses para proteger todos os dispositivos domésticos, Guia de Teletrabalho, com práticas para trabalhar em casa sem riscos, Academia ESET, para acessar cursos online que auxiliam a tirar mais proveito da tecnologia e o DigiPais, para ler conselhos sobre como acompanhar e proteger crianças na web.

Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: http://www.welivesecurity.com/br/

Sobre a ESET

Desde 1987, a ESET® desenvolve soluções de segurança que ajudam mais de 100 milhões de usuários a aproveitar a tecnologia com segurança. Seu portfólio de soluções oferece às empresas e consumidores de todo o mundo um equilíbrio perfeito entre desempenho e proteção proativa. A empresa possui uma rede global de vendas que abrange 180 países e possui escritórios em Bratislava, San Diego, Cingapura, Buenos Aires, Cidade do México e São Paulo. Para mais informações, visite http://www.eset.com/br ou siga-nos no LinkedIn, Facebook e Twitter.