Pular para o conteúdo

Faça Bonito – Combate ao abuso e Exploração sexual contra criança e adolescentes

 

A Prefeitura de Guaíra , por meio, da Diretoria de Assistência  Desenvolvimento  e Inclusão Social , em parceria com o CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social , CRASs – Centro de Referência de Assistência Social realiza a Campanha Faça Bonito –  um   alertar a população para proteger os menores e para a denunciar dos casos de abusos e exploração através dos canais de proteção, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio, e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a gravidade da violência sexual, combater o abuso, a exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.

De acordo com o Diretora de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Erica Zampieri  a campanha reforça a conscientização de crianças, profissionais e da população em geral. “Isso faz parte de todo um trabalho que a gente vem desenvolvendo junto com a rede socioassistencial para orientar e refletir sobre esse tema tão difícil e delicado. Ações dessa plenitude, aumenta e conscientização, tornando os cidadãos  multiplicadores  para protegerem  os menores e incentivar a denúncia dos casos de abusos e exploração”, explica Zampieri

 Mobilização Nacional

O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é celebrado em 18 de maio, data escolhida devido o “Crime Araceli”, onde uma menina de oito anos de idade teve seus direitos humanos violados e foi assassinada no ano de 1973, em Vitoria (ES).Em razão do fato, a data tem o objetivo de mobilizar e reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Denuncie

O abuso sexual contra crianças e adolescentes é crime e deixa marcas incuráveis. A sociedade é responsável para que esse silêncio seja quebrado e a realidade mude. Se você conhece ou suspeita que alguma criança ou adolescente sofre violência, denuncie e seja a voz daqueles que não podem falar.

Para denunciar, basta entrar em contato por algum dos portais, Conselho Tutelar Municipal  pelo telefone 3331 6911  ou  disque 100 que é nacional e serve para denúncias contra violência, abuso sexual, agressões físicas e/ou psicológicas cometidas contra crianças e adolescentes, pelo e-mail: disquedenuncia@sedh.gov.br, ou pelo canal da Policia Militar no 190.