FALTA DE ATENÇÃO POSTURAL EM ATIVIDADES DE LAZER PODEM PREJUDICAR A SAÚDE DA COLUNA

80% das pessoas sofrem com dores na coluna no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)
Active young woman in sportswear clothes dancing moves in living room with cozy, modern interior sunny day, feels happy, enjoy life concept. Occupation during isolation at home.

Quando fazemos atividades corriqueiras como limpar a casa, levantar caixas ou lavar louça, é natural que nos atentemos a postura, mas em momentos de lazer, essa preocupação acaba ficando de lado, como é o caso da dança, por exemplo. “Nestas horas, quando estamos nos divertindo esquecemos completamente da intensidade que é depositada na coluna, quadril e no joelho” – garante Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e diretor clínico da unidade de Guarulhos do ITC Vertebral.

A dança é um importante aliado e queridinho das mulheres, pois além de ajudar no processo de emagrecimento, trabalha a flexibilidade do corpo, na diminuição da ansiedade, no aumento da autoestima e na tonificação dos músculos, além de proporcionar a sensação de bem-estar e alegria. A grande questão são os incômodos que costumam aparecer depois, que podem causar problemas mais sérios, como hérnia de disco.

Recentemente, a cantora Anitta expressou nas redes sociais o incomodo que sofre com uma hérnia de disco, que pode ter sido provocada desde a uma pré-disposição genética até a rotina exaustiva de shows. Já o cantor Péricles e o jogador de futebol do Atlético de Madrid, Diego costa precisaram passar por cirurgias após sentirem fortes dores na coluna decorrentes da mesma patologia.

“Quando falamos da coluna, é muito importante pensar na melhor forma evitar as lesões. Muitas vezes exigimos muito do nosso corpo sem saber, e esquecemos de dar a ele o devido descanso. Se você é uma pessoa sedentária, por exemplo, não tente arriscar passos que exijam muito da coluna, isso pode causar dores no dia seguinte e até complicações mais sérias” – explica.

Além de tudo, devemos lembrar que a coluna vertebral é responsável por sustentar todo o nosso corpo, desde membros superiores até os inferiores. Então, manter a saúde dela em dia, é fundamental para viver com qualidade. “Tente manter a postura quando sentado, sem ficar corcunda; evite pegar objetos pesados de uma só vez; tente colocar alguns travesseiros debaixo do joelho quando for dormir” – resume.

Vale ressaltar que ser uma pessoa ativa, fazer exercícios físicos, inclusive dançar, se praticado de forma correta, só trará benefícios.

Sobre Bernardo Sampaio: Fisioterapeuta (Crefito: 125.811-F), diretor regional da Associação Brasileira de reabilitação de coluna – ABR Coluna e diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, de Guarulhos. Professor dos cursos de fisioterapia do Centro Universitário ENIAC (Guarulhos) e dos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo e no Instituto Imparare. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo.

Publicidade:
Anterior FESTIVAL JOÃO ROCK É ADIADO PARA JUNHO DE 2021
Próxima DOENÇAS RESPIRATÓRIAS DE INVERNO: COMO FAZER DA CASA UM AMBIENTE SAUDÁVEL?