Pular para o conteúdo

Super dicas para conquistar um bom resultado no Enem

Faltam apenas quatro meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e a contagem regressiva já começou para milhões de estudantes inscritos que farão as provas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (presencial) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (on-line).

Mas você está preparado para enfrentar a maratona de questões? Saiba que ainda dá tempo de se organizar e conquistar um bom resultado no Exame.

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Marista Ribeirão Preto (SP), Lúcia Inês de Oliveira Souza Montagnani, é importante criar um planejamento de estudos para dar conta do conteúdo até a data de aplicação das provas.

“Para conseguir responder às 180 questões e fazer a redação com tranquilidade, é necessário que o aluno organize seu tempo para estudar todo o conteúdo proposto. Testar seus conhecimentos e manter uma rotina saudável de alimentação e exercícios físicos também ajudam o estudante a obter um bom resultado”, diz.

Confira as dicas da coordenadora:

– Escolha um ambiente de estudo – o primeiro passo é escolher um local apropriado para estudar, com boa iluminação, ventilação e silencioso, longe de distrações.

– Faça um cronograma de estudos – é importante organizar o tempo de acordo com a rotina de cada aluno para otimizar os estudos e não deixar passar nenhum conteúdo que possa cair na prova.

– Conheça os conteúdos mais cobrados nos exames anteriores – ao ter conhecimento dos temas mais abordados em outros anos, o aluno pode reforçar os estudos de maneira pontual.

– Teste seus conhecimentos – faça também os simulados disponíveis no site do Enem para testar seus conhecimentos. É importante refazer as provas do Enem aplicadas em anos anteriores, isso ajuda a entender melhor a dinâmica do Exame.

– Assista a videoaulas – o site do Enem produziu diversas videoaulas para complementar os estudos. Esse material pode ajudar a esclarecer dúvidas pontuais sobre conteúdos específicos.

– Treine sua Redação – o Exame costuma cobrar assuntos relacionados a questões sociais. Não há como saber o tema que será proposto, mas é possível se preparar lendo mais para atualizar-se sobre as questões políticas, sociais e econômicas do Brasil e do mundo e buscar conhecer os assuntos abordados em anos anteriores.

– Se mantenha saudável – investir na saúde física e mental também é importante para se preparar para o Exame. Entre as diversas atitudes que podem ser tomadas para se manter saudável estão praticar exercícios físicos e se alimentar bem.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado.

Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação.

Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.