Pular para o conteúdo

Dia mundial da saúde mental: Freeletics disponibiliza conteúdo gratuito para prática de atenção plena

Instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, o dia mundial da saúde mental é celebrado em 10 de outubro. Neste ano, um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) revelou que os casos de depressão entre os brasileiros dobraram desde o início da quarentena. Entre março e abril, o percentual de pessoas com depressão saltou de 4,2% para 8,0%, e, entre os quadros de ansiedade, o índice foi de 8,7% para 14,9%.

Para Liora Bels, especialista em bem-estar do Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, diante desse cenário, é essencial que as pessoas possam transformar o autocuidado em uma prática cotidiana.

“Todo mundo passa por momentos desafiadores. Talvez o gatilho seja uma reunião com o chefe, uma nova rotina a pessoa está começando, ou algo importante que está para acontecer”, afirma. “Algumas pessoas lidam bem com mudanças, mas outras se sentem sufocadas, não suportam a pressão e têm dificuldades para enfrentá-las”, alerta.

Segundo a especialista, lidar com circunstâncias difíceis pode ser estressante por si só, mas é possível aprender a enfrentar os efeitos do estresse com técnicas de atenção plena e meditação. “A atenção plena é uma ferramenta poderosa que pode ser praticada tanto para os esportes, quanto para o dia a dia. Trata-se da ideia de estar totalmente presente no momento, ou, em outras palavras, permitir-se apenas ser”, explica.

Na prática, atenção plena e meditação prezam por permitir-se ficar a sós com os próprios pensamentos – todos eles, até mesmo os negativos. E, quando os pensamentos negativos surgem, é preciso identificá-los, aceitar as coisas que não podem ser mudadas e focar no que é possível fazer.

“Essa simples mudança de foco pode ajudar a pessoa a desenvolver a habilidade de lidar com as situações, e isso pode aliviar o estresse e melhorar o bem-estar de maneiras incríveis”, completa a Liora.

A especialista também explica que atenção plena e meditação podem intimidar no começo, mas, na verdade, não são práticas tão complicadas.

“A chave para começar bem é reservar tempo para si. Nós nos prendemos tanto na vida diária que geralmente esquecemos de fazer um intervalo, passar um tempo a sós e simplesmente relaxar. O relaxamento rejuvenesce tanto o corpo quanto a mente e ajuda a lidar com situações difíceis de uma maneira positiva”, pontua.

Por isso, ela aconselha: tirar ao menos 5-10 minutos do dia e fazer um exercício de respiração quadrada, ou uma caminhada curta com meditação guiada, fará bem ao corpo e à mente.

Para quem deseja criar hábitos duradouros e atingir objetivos de saúde a longo prazo, o aplicativo Freeletics oferece o recurso Coach da Mente, que ajuda as pessoas a criarem uma mentalidade equilibrada, voltada para objetivos, com sessões projetadas de treino em áudio.

Com duração de 5 a 20 minutos, o coach ensina a estabelecer rotinas, lidar com contratempos, gerenciar o estresse e melhorar o foco, a recuperação e o sono.

Em celebração ao dia mundial da saúde mental, o Freeletics irá disponibilizar, entre os dias 9 e 22 de outubro, uma série de 14 episódios que ensinam a praticar a atenção plena. Com o objetivo de ajudar a aliviar o estresse e trazer equilíbrio às situações do dia a dia, os conteúdos irão abordar estratégias para lidar com situações difíceis de maneiras positivas.

Os episódios serão divididos em:

1. Introdução à atenção plena: este episódio apresentará a série de 14 dias de prática de atenção plena, abordando os benefícios da meditação;

2. Posição: este episódio irá orientar os ouvintes a encontrar a posição correta para prática de meditação;

3. Respiração: este episódio irá ajudar o ouvinte a conectar a mente com a respiração e a gerenciar distrações e uma mente divagante;

4. Respiração e foco: este episódio apresentará uma continuação do áudio anterior sobre respiração e meditação e irá ajudar os ouvintes a direcionarem o foco para a respiração –  e não para a mente divagante;

5. Observação corporal: este episódio irá concentrar as sensações físicas de maneira consciente; Irá ajudar os ouvintes a se concentrarem nas sensações corporais, a fim de interromper sequências de pensamentos negativos e focar no momento;

6. Observação emocional: este episódio irá ajudar os ouvintes a estarem cientes de suas emoções e aprenderem como usá-las;

7. Observação da mente: este episódio irá ajudar os ouvintes a se concentrarem na mente e nos próprios pensamentos;

8. Apresentação da atenção plena: este episódio irá oferecer aos ouvintes uma apresentação do corpo, humor e mente no momento;

9. Respiração: este episódio será um curso de volta aos conceitos básicos e oferecerá outro momento para os ouvintes se concentrarem em suas técnicas de respiração;

10. Observação: este episódio irá ajudar os ouvintes a fazerem uma lista de seus pensamentos. A técnica de anotação descrita ajudará os ouvintes a criarem distância entre a pessoa e o conteúdo de seus pensamentos;

11. Aceitação: este episódio irá aprofundar na prática de aceitação – aceitar a existência de pensamentos, sentimentos e sensações corporais. “Ao aceitá-los, dar-lhes espaço e permitir que estejam lá, eles realmente se tornam menos assustadores e menos poderosos”, explica Liora;

12. Distância: um episódio sobre como tomar distância para que seja possível enxergar com mais clareza e concentrar em situações mais importantes;

13. Tomada de decisão: um episódio sobre fazer escolhas em um mundo com possibilidades infinitas. “Parece que toda decisão tem potencial para grandes ganhos ou perdas. No entanto, raramente estamos totalmente cientes de tudo o que nos leva à nossa decisão final. A plena atenção pode ajudar e melhorar significativamente a qualidade de nossas decisões”, destaca a especialista.

14. Episódio final: neste episódio, o Freeletics irá apresentar duas meditações de visualizações diferentes ao ouvinte: um irá abordar práticas de relaxamento e o outro práticas de energia.
Sobre o Freeletics

O Freeletics foi fundado em 2013 com a missão de desafiar e inspirar as pessoas a se transformarem na melhor versão de si mesmas, tanto mental quanto fisicamente. Desde então, a empresa se tornou líder em coaching de treino e estilo de vida com uso de Inteligência Artificial (IA). Hoje o Freeletics conta com 47 milhões de usuários em mais de 160 países.

O aplicativo Freeletics não é apenas o aplicativo fitness nº 1 da Europa, mas também oferece a mais avançada tecnologia de IA do mercado. Ele coloca um personal trainer no seu bolso, permitindo que você treine a qualquer hora, em qualquer lugar, com planos e exercícios super-personalizados.

Sua tecnologia de IA permite que o aplicativo aprenda com seus 40 milhões de usuários e seus feedbacks individuais, para atender a todos de forma personalizada. Assim, são desenvolvidas Training Journeys inteligentes e projetadas de forma exclusiva para cada usuário, até o último exercício.

Para mais informações sobre o Freeletics, acesse www.freeletics.com.

Para baixar gratuitamente o aplicativo Freeletics, visite a App Store ou a Google Play Store. Para ganhar uma assinatura e testar o aplicativo, por favor, entre em contato.