Pular para o conteúdo

Acidente é a maior causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos

De acordo com dados do DataSUS, a causa que mais mata crianças entre 1 e 14 anos no Brasil é por acidentes. Em 2017, por exemplo, os acidentes mataram 4 vezes mais crianças do que a violência, resultando em 3.661 mortes. Para se ter uma ideia é em função dos acidentes que a maioria das crianças são hospitalizadas. Em 2019, por exemplo forma mais de 111 mil internações de, apenas no Sistema Único de Saúde.

Como existe ainda uma instabilidade de retorno escolar em grande parte do País, as crianças ainda passarão muito mais tempo dentro de casa até o final do ano. Pensando nisso, gostaria de oferecer uma entrevista com a coordenadora Pedagógica do Curso de Medicina da Faculdade Santa Marcelina (SP), professora e Doutora Simone Abib, cirurgião pediátrica especializada em trauma e oncologia.

A médica poderá dar um panorama dos principais acidentes que acometem crianças no Brasil, comentar sobre o aumento no número de acidentes durante a quarentena e dar dicas de como os pais podem minimizar os riscos, em razão da maior vulnerabilidade das crianças por diversos motivos: não reconhecem o perigo, são frágeis, enxergam o mundo de forma lúdica, usam a boca como tato na fase oral, têm tendência natural a imitar o comportamento dos adultos, entre outros aspectos.

Dra. Simone Abib, coordenadora pedagógica do curso de Medicina na Faculdade Santa Marcelina (SP), Presidente da ONG Criança Segura – Safe Kids Brasil e primeira médica da América Latina a presidir a Sociedade Internacional de Cirurgia Oncológica Pediátrica (IPSO).
Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. Desde o início, os princípios de orientação, formação e educação da juventude foram os alicerces do trabalho das Irmãs Marcelinas. Em São Paulo, as unidades de ensino superior iniciaram seus trabalhos nos bairros de Perdizes, em 1929, e Itaquera, em 1999. Para os estudantes é oferecida toda a infraestrutura necessária para o desenvolvimento intelectual e social, formando profissionais em cursos de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu). Na unidade Perdizes os cursos oferecidos são: Música, Licenciatura em Música, Artes Visuais, Licenciatura em Artes Plásticas e Moda. Já na unidade Itaquera são oferecidas graduações em Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Estética e Cosmética.