Pular para o conteúdo

Saúde em casa é tendência diante dos impactos da pandemia

O novo Coronavírus trouxe a necessidade de mudança de hábitos não apenas sociais e profissionais, mas também nos cuidados com a saúde. Expor-se menos em hospitais, ambulatórios ou clínicas, quando possível, e receber um profissional de saúde em casa vem se tornando uma opção segura, contribuindo para o necessário isolamento social.

O setor de Atenção Domiciliar, mais conhecido como home care, demonstrou ser fundamental para a sustentabilidade do sistema de saúde do Brasil, especialmente durante a pandemia. Esse tipo de serviço oferece desde internação domiciliar, a ações de promoção à saúde, prevenção e tratamentos de doenças, administração de antibióticos, troca de curativos, reabilitação e até dentista, para todas as fases da vida.

Mesmo antes da pandemia, a Atenção Domiciliar já vinha apresentando crescimento. De acordo com o Censo 2019/2020 do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Nead), realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o setor teve um aumento de 22,8% no país – o número de estabelecimentos saltou de 676, em junho de 2018, para 830 em dezembro de 2019.

“Os cuidados com a saúde estão em plena transformação. A abordagem desse tipo de atendimento é diferenciada e focada em necessidades específicas de pacientes que apresentam estabilidade clínica e podem ter os seus tratamentos transferidos para o domicílio”, explica Rosana Pais, diretora médica da Pronep Life Care.

Segundo a médica, ‘desospitalizar’ é uma tendência mundial, e fazer isso, dando continuidade ao tratamento no domicílio e preservando a mesma qualidade, tecnologia e conhecimento, melhora os processos de recuperação do paciente. “Em casa, os riscos de complicações clínicas e infecções são menores, o cuidado é feito de maneira totalmente centralizada nas necessidades, há otimização de tempo e diminuição de reinternações desnecessárias”, ressalta a diretora da Pronep.

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.