Pular para o conteúdo

COMER PELA BELEZA: ALIMENTAÇÃO VEGANA PARA UMA PELE SAUDÁVEL

A cozinha tem sido um local em que muita gente está se aventurando mais. Tem quem redescobriu o gosto pela gastronomia e aqueles que resolveram aprender mais sobre a alimentação vegana. Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Já nas prateleiras de produtos de beleza, os livres de crueldade em animais ganharam um espaço especial para quem busca autocuidado e consciência limpa. “Alimentos para pele perfeita” e uma lista para levar ao supermercado.

Para saber mais sobre alimentação saudável para uma pele saudável, conversamos com a nutricionista queridinha das celebridades como Yasmin Brunet, Luna Azevedo (@LunaNutri) – incentivadora da alimentação consciente, com grande influência com o público Vegetariano/Vegano.

Uma alimentação equilibrada é aquela que fornece ao organismo todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento. Nem todo mundo sabe, mas a alimentação pode influenciar também na saúde da pele.

De acordo com estudos, a falta de nutrientes, como vitaminas, proteínas e minerais pode causar envelhecimento da pele, bem como o surgimento de acnes e manchas. Para manter a saúde cutânea, é essencial manter uma boa alimentação.

– Proteínas de boa qualidade, como a famosa combinação de arroz e feijão, que carregam em sua composição aminoácidos essenciais, devem estar em boas quantidades na alimentação pois servem como substrato para a formação de proteínas essenciais para a pele, como o colágeno.

– Fontes de carotenóides, como vegetais verde-escuros, cenoura e abóbora, auxiliam na manutenção da pele. Esses alimentos possuem importante ação antioxidante. Os carotenóides são pró-vitamina A, e sendo responsável pela integridade da parede intestinal, a vitamina A aumenta a qualidade da absorção de nutrientes, o que se reflete diretamente na integridade da pele.

– Cereais integrais, como arroz integral e aveia, são fontes de vitaminas do complexo B e zinco. Esses nutrientes ajudam na multiplicação das células, atuando na renovação das células cutâneas. Além disso, o zinco é um mineral que auxilia no controle de mudanças hormonais que podem favorecer o surgimento de acnes.

– Os feijões, já mencionado como fonte de aminoácidos essenciais, também são uma excelente fonte de ferro que promove a aparência saudável da pele como um todo, e é um importante constituinte do sangue, sendo um ótimo tonificante dos tecidos.

– Consumir fontes de vitamina C, como laranja, caju e acerola, ao consumo de ferro é uma boa opção para otimizar a absorção e utilização do ferro. Outro fator importante, é que essa vitamina é essencial para a formação de colágeno.

– Cúrcuma, pimenta e gengibre, são condimentos comumente utilizados nas mais diversas preparações e possuem propriedades anti inflamatórias. São importantes pois os processos inflamatórios favorecem o surgimento de alergias, acnes e manchas na pele.

– A soja, principalmente fermentada (tofu), é fonte de vitaminas do complexo B, proteínas, zinco e outros minerais, portanto ajuda no aumento a resistência da pele e atua no controle da oleosidade.

– As oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, e também as sementes como chia e gergelim, são ricas em vitamina E e zinco, que atuam na proteção contra radicais livres que causam o envelhecimento da pele.

– Fazer ingestão suficiente de água também é imprescindível, tanto para formação, quanto para a hidratação dos fios e da pele.

Outro fator importante é priorizar o consumo de alimentos naturais e orgânicos, no lugar de industrializados e/ou os cultivados com agrotóxicos, já que estes possuem alto potencial inflamatório e intoxicante. Essa característica é refletida na pele, nos cabelos, unhas e também podem promover outros efeitos colaterais, como vômitos, diarréias, retenção hídrica, entre outros.

Contudo, é essencial manter um acompanhamento nutricional regular, já que este atua no diagnóstico de possíveis déficits de nutrientes, que causam acnes, dermatites e outras questões. Desta forma, o profissional pode adequar o consumo de alimentos às necessidades do indivíduo e orientar sobre as melhores opções alimentares, diminuindo ou até mesmo eliminando o consumo de industrializados e agrotóxicos.

Em relação a pele e beleza, conversamos com a médica Dra. Luiza Archer (@draluizaarcher) dermatologista com ênfase em cosmetologia natural, dermatologia clínica e estética e que acredita em métodos e tratamentos à base de ativos orgânicos e naturais, respeitando as necessidades e expectativas de cada paciente, listou alguns produtos veganos, além de receitas caseiras, para você ter no dia a dia para cuidar da pele.

1. Hidratante corporal Terral

2. Protetor solar Bioart FPS 30

3. Sabonete facial suavizante Multi Vegetal

4. Desodorante kristall stick sensitive Alva

5. Creme esfoliante murumuru Almanati

 

Esfoliação facial:

1 colher de chá de mamão

1 colher de chá de óleo vegetal de chia ou gergelim

1/4 de colher de chá de farinha de arroz

Aplicar a mistura no rosto 1 vez por semana, e remover com água fria, esfoliando com movimentos circulares e suaves.

Máscara facial calmante:

1 colher de sobremesa do chá de camomila gelado

1 colher de chá de farelo ou farinha de aveia

1 gota do óleo essencial de lavanda

Misturar tudo até virar uma pastinha, aplicar no rosto, deixar agir por 10 minutos, e remover delicadamente com água fria.