Pular para o conteúdo

Seis em cada 10 brasileiros relatam impactos na saúde mental causados por problemas financeiros, aponta levantamento

São Paulo, março de 2021 – A crise econômica tem sido outro fator de grande preocupação para a saúde mental e emocional do brasileiro em meio à pandemia. Com crescente desemprego, diminuição do poder de compra e consequente endividamento, seis em cada 10 pessoas relatam que tiveram impactos na saúde mental por causa das dificuldades financeiras, segundo levantamento da plataforma Acordo Certo, maior empresa online de renegociação de dívidas do Brasil.

Entre os problemas citados estão alterações de humor (72%) ou sono (71%), além de ansiedade (67%) e baixa produtividade nas tarefas do dia a dia (62%).

A problemática é também corroborada pela healthtech Zenklub, maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do País, que registrou aumento de 230% na quantidade de citações sobre a vida financeira nas sessões de terapia realizadas por brasileiros em 2020, em comparação com o ano anterior.

“Constantemente lemos notícias apontando o aumento dos preços na cesta básica, bandeira vermelha nas contas de luz, aumento no reajuste de aluguel e demais itens de gastos fixos dos brasileiros. Soma-se a isso os juros de dívidas em atraso e o desafio fica ainda maior. Entendemos que o primeiro passo para sair do vermelho é organizar as finanças domésticas e se planejar para zerar as dívidas, nem que seja aos poucos. O ideal é manter a calma, anotar todos os débitos e negociar os melhores descontos e condições de pagamento. Com isso é possível brecar o endividamento, realizar acordos com um bom desconto, de uma forma que caiba dentro do orçamento mensal”, explica Thales Becker, CMO da Acordo Certo.

Para a psicóloga do Zenklub, Elaine de Oliveira Braga, a frustração de não poder gastar ou pagar o que se quer se manifesta no sentimento de impotência e de descrença de si mesmo.

“O endividamento pode acarretar em irritabilidade, estresse, mau humor, ansiedade, medo, tristeza, desânimo e até mesmo a depressão. Mesmo que não seja simples reverter a situação, por depender de fatores externos, o melhor para a saúde emocional do indivíduo é procurar meios para diminuir o problema, tentar a renegociação de dívidas, e, buscar pensar positivo. Jamais desacredite do seu potencial”, destaca.

Além disso, a especialista reitera que assim como as finanças afetam a saúde mental, o contrário também pode acontecer e que, caso os problemas emocionais persistam, o mais indicado é que se procure ajuda psicológica especializada. “Para que seja possível identificar e tratar o problema”, completa.

E nisso a plataforma do Zenklub é uma grande aliada. Com propostas acessíveis, a plataforma viu a quantidade de clientes aumentar 515% e o número de consultas online saltar para 50 mil por mês em 2020.  Hoje, o Zenklub oferece sessões com mais de 3 mil psicólogos, psicanalistas, coaches e terapeutas.

E as consultas podem ser feitas pelo aplicativo (disponível para iOS e Android) ou pelo site,  por vídeo ou chat, agendando um horário ou com profissionais que estiverem online no momento que a pessoa precisar.

Sobre o Zenklub
O Zenklub é a maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do Brasil. Criado em 2016 pelo médico Rui Brandão e pelo Doutor em Computação e telecomunicações José Simões,  atualmente atende empresas em mais de 980 cidades e brasileiros em 124 países. A plataforma oferece sessões online com mais de 3 mil psicólogos, psicanalistas, coaches e terapeutas, além de conteúdos em texto, áudio, vídeo e diversas outras ferramentas em seu aplicativo.  Hoje, o Zenklub impacta 1,5 milhão de pessoas por mês e mais de 230 empresas, entre elas Votorantim Energia, Natura,  Qualicorp, Tecnisa e Loggi. 

Sobre a Acordo Certo
A Acordo Certo é uma fintech de soluções voltadas para o bem-estar financeiro dos consumidores, possibilitando a renegociação de dívidas de forma 100% online, com uma abordagem humana, acolhedora e  empática. Fundada em 2013 e recentemente adquirida pela Boa Vista, possui mais de 30 empresas parceiras, entre elas varejistas, bancos, financeiras, empresas de telefonia e grupos educacionais, como Santander, Itaú, Claro entre outros. Conta com uma base com mais de 16 milhões de usuários cadastrados. Com um time de mais de 80 Acorders (apelido carinhoso dado aos colaboradores), a empresa já passou por programas de aceleração como Escale Up da Endeavor, Quintessa, boostLAB do BTG Pactual, além de conquistar o selo GovTech da Brazil LAB, certificação Great Place to Work  de melhores lugares para se trabalhar e figurar nas listas de 50 Startups que Mudam o Brasil, publicada em 2021 pela Revista Exame, e 100 Startups to Watch de 2020.