Pular para o conteúdo

Como funciona um PABX digital em 2021?

Se você tem ou trabalha em uma empresa e está em busca de melhorias, precisa urgentemente saber como funciona um PABX digital.

Isso mesmo! O PABX é uma ferramenta que pode otimizar o processo de atendimento das empresas com tecnologia e baixo investimento.

Desse modo, como acontece em linhas residências, a empresa necessita de uma linha telefônica com muitos ramais e de baixo custo. Surgindo a necessidade do PABX.

Portanto, para que você consiga entender melhor, confira como funciona um PABX digital em 2021.

Saiba que essa alternativa pode deixar a comunicação na sua empresa mais simples e eficiente, colaborando para bons resultados.

PABX Digital

O PABX digital é uma ferramenta que permite às empresas conectar linhas e ramais além de facilidades como transferência e captura de ligação entre ramais interligados.

Dessa forma, com a Iungo Cloud você pode transformar seu smartphone em um PABX Digital e agregar muita praticidade à sua empresa.

Você pode fazer uma cotação e ainda conhecer um pouco mais sobre esta tecnologia incrível que muitos deixam de usar por falta de conhecimento.

Garanta vantagem competitiva para sua empresa através da qualidade de atendimento e fidelização do cliente. O PABX digital pode te ajudar nessa missão!

O que é um PABX Digital?

Assim como já dissemos, o PABX virtual permite às empresas interconectar os ramais ligados à sua linha telefônica. 

Dessa forma, torna-se possível transferir e capturar ligações entre os ramais, além da criação de URA’s (Unidades de Respostas Audíveis) que são mensagens automáticas para os clientes em chamada.

Assim, são muitos os modelos de PABX digital disponíveis no mercado, inclusive alguns que permitem a existência de ramais móveis através de smartphones que estejam distantes geograficamente.

Portanto, a esta altura só resta saber as vantagens e o funcionamento de um PABX Digital. Vamos lá?

Como funciona um PABX digital em 2021?

Agora que você já sabe o que é um PABX digital, vamos te mostrar como ele funciona e como pode transformar o atendimento na sua empresa:

DDR (Discagem direta para ramal)

Torna-se possível através da contratação de um conjunto de números virtuais junto à companhia telefônica, que dispensam um atendimento prévio (manual ou digital) diretamente para um ramal ou um grupo de ramais dentro da própria empresa.

Autoatendimento (URA)

Como já dissemos, a URA atua como uma recepcionista virtual, pois permite que seja apresentado aos clientes mensagens de boas-vindas. 

Assim, você pode encaminhar os clientes para um setor ou grupo de ramais específicos, até mesmo, acelerando o atendimento.

Outra vantagem da URA é que ela pode ser personalizada de formas diferentes de acordo com o dia da semana, data comemorativa ou demanda da empresa.

Portanto, para empresas com muitos setores.

Identificador de chamadas

Através do visor do aparelho digital, IP ou softphone é observado o número telefônico do chamador.

Sendo assim, para ramais internos da empresa, é possível identificar com o nome do profissional em vez do número, tornando a interação mais personalizada.

Gravação

Uma das grandes vantagens que você pode encontrar no PABX digital, se trata da possibilidade de gravar todas as ligações atendidas.

Esta facilidade é usada por muitas empresas para controle de qualidade de atendimento e também para eventuais situações que possam exigir provas legais.

Portanto, as gravações ocorrem sem que seja necessária qualquer intervenção do atendente. Ou seja, são automáticas.

Conferência

Conecta duas ou mais pessoas em uma conferência. 

Logo, você tem a possibilidade de realizar reuniões com pessoas que estão fora ou dentro da empresa.

Ou seja, se trata de algo totalmente válido, principalmente no atual cenário de pandemia, onde muitos funcionários precisaram migrar para o home office.

Sendo assim, seu gerenciamento e criação ocorrem através de um software.

Mobilidade

O PABX digital permite a instalação de aplicativos em aparelhos móveis que atuam como softphones.

Após a configuração destes aparelhos, torna-se possível habilitar em um dispositivo móvel, todas as funcionalidades de um ramal tradicional, ou seja, possibilita o acesso em trânsito e a modalidade de trabalho Home Office.

Interligação entre unidades (escritórios)

Através da aplicação da tecnologia VoIP (Voz sobre o protocolo de internet) as empresas podem conectar escritórios que estejam distantes geograficamente. 

Isso acontece, pois o VoIP não custeia as empresas por ligações locais ou interurbanas, utilizando somente o ramal de destino como endereço, sem a intervenção de uma companhia telefônica e sem código de discagem.

Considerações finais

Viu só? São muitas as possibilidades e vantagens oferecidas pela tecnologia PABX. 

Apresentamos aqui, apenas algumas das maneiras como funciona o PABX digital. 

Agora que você já sabe como funciona o PABX digital você pode conectar parceiros, clientes e colaboradores através de uma tecnologia econômica e ágil. 

Seus resultados podem ser otimizados e a experiência do cliente melhorada!

Nos vemos em breve.