Pular para o conteúdo

Aminoácidos: quais os benefícios para a saúde do cérebro?

Aminoácidos para o cérebro – Foto: Freepik

 

Os aminoácidos são as partículas que compõem as proteínas e trazem diversos benefícios para o corpo humano, incluindo o auxílio na concentração, memória, redução da fadiga e do cansaço, entre outros. A divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, líder na produção de aminoácidos, é responsável pela fabricação e comercialização dessas substâncias e seus derivados para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de nutrição.

“Na Ajinomoto fornecemos aminoácidos para que as indústrias e farmácias de manipulação possam produzir suplementos alimentares ou produtos manipulados, que são comercializados diretamente para o consumidor final em diversas versões, como comprimidos, cápsulas, pó para dissolução, bebidas, entre outras”, afirma gerente da divisão AminoScience da Ajinomoto do Brasil, Tatiana Gargalaka.

Segundo a pesquisa The effect of histidine on mental fatigue and cognitive performance in subjects with high fatigue and sleep disruption scores, publicada pela revista científica Physiology & Behavior v. 147, n. 1 (2015), a ingestão diária de histidina pode melhorar a sensação de fadiga, aumentar o desempenho durante as tarefas e melhorar o pensamento coerente e a atenção.

Já o estudo Tyrosine Improves working memory in a multitasking environment, publicado pela Pharmacology Biochemistry and Behaviour, Vol 64. No3, pp 495-500, (1999), indica que a tirosina pode auxiliar a memória durante a execução de tarefas simultâneas, além de contribuir para o desempenho cognitivo.

O BCAA também está entre os aminoácidos que podem evitar o aparecimento da sensação de fadiga, assim como a arginina, que auxilia no alívio do cansaço físico e mental, melhorando ainda a circulação sanguínea e, quando combinada à cafeína, pode também auxiliar a prologar o estado de alerta proporcionado pela mesma.

“Na Ajinomoto prezamos pelo bem-estar das pessoas e, entre os fatores fundamentais para melhorar a saúde cerebral, está manter uma alimentação saudável e equilibrada, a pratica de exercícios físicos, além de realizar atividades que estimulem o cérebro. Reforçamos que consultar profissionais especializados é extremamente importante e necessário para um direcionamento clínico e recomendação de medicamentos, suplementos e outros produtos”, finaliza Tatiana.

 

Sobre a Divisão AminoScience

A divisão é responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e seus derivados para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, de nutrição especializada e funcional. Pioneiro no desenvolvimento da tecnologia de produção dos aminoácidos e seus derivados, o Grupo Ajinomoto é referência mundial neste segmento. Os aminoácidos fornecidos pela Ajinomoto do Brasil agregam inúmeros benefícios a medicamentos, suplementos nutricionais, formulações infantis, dietas hospitalares, xampus e condicionadores, entre outros itens de consumo voltados para a saúde e o bem-estar das pessoas. Conheça mais em http://www.aminoscience.com.br/

 

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.