Dicas para se adaptar ao uso de lentes de contato


ACUVUE – Lentes de contato

Não fique nervoso. Colocar e tirar suas lentes de contato é mais fácil do que você imagina. Pode levar alguns dias para que seus olhos se acostumem à sensação de usar lentes. Se você se sentir incomodado, não force o uso e dê um tempo aos seus olhos para que eles fiquem confortáveis. Não há pressa, você sempre pode tentar novamente.

“Como tudo, o início do uso de lentes de contato também pode ser difícil, mas com paciência e persistência, logo se torna um hábito. Realizar o descarte das lentes no prazo indicado pelo fabricante e garantir a correta higienização das lentes e das mãos é fundamental para que esta adaptação seja feita com segurança”, destaca Dra.Debora Sivuchin, oftalmologista e gerente do time de educação profissional da Johnson&Johnson Vision Care.

Para colocar as lentes de contato

Lave bem as mãos com sabonete, de preferência uma opção sem perfume e com ação antibacteriana. Enxágue bem e seque as mãos com um papel toalha absorvente.

“O uso de toalha descartável para secar as mãos auxilia na manutenção da saúde ocular, uma vez que não leva fiapos ou germes às mãos e às lentes, como pode acontecer com o uso de uma toalha reutilizada”, destaca Dra. Débora.

Coloque a lente na ponta de seu dedo indicador e verifique-a. Se as bordas da lente tenderem a apontar para fora, como um “prato fundo”, a lente está invertida.

Com a lente em seu dedo indicador, use a outra mão para segurar a pálpebra superior para que você não pisque. Puxe para baixo sua pálpebra inferior, usando os outros dedos da mão com a lente.

Olhe para cima e coloque a lente suavemente na parte branca inferior do olho. Solte a pálpebra devagar e feche o olho por alguns instantes. Pisque várias vezes para centralizar a lente. Use a mesma técnica ao inserir a lente no outro olho.

Para retirar as lentes

Comece com seu olho direito, olhe para cima e cuidadosamente puxe sua pálpebra inferior para baixo com seu dedo médio. Lentamente até tocar a superfície da lente, então deslize-a para a parte branca inferior do olho. Entre seu dedo indicador e o polegar, então remova a lente. Repita o processo no olho esquerdo. Se suas lentes são de descarte diário você pode jogá-las fora. Caso contrário, garanta a limpeza das suas lentes. Para higienizar as lentes, use a solução multiuso adequada e troque-a no estojo diariamente.

“O estojo de conservação da lente de contato deve também ser trocado com frequência, no máximo a cada 3 ou 4 meses, garantindo assim maior higiene na manutenção das lentes de troca programada”, completa Dra. Debora.

Liderança mundial

A Johnson & Johnson Vision tem um portfólio amplo de soluções de saúde ocular. Ela atua na prevenção e alívio de problemas como olho seco, correção e aprimoramento de erros refrativos, além de tratamento de doenças como a catarata. É líder absoluta de lentes de contato no mundo, responsável pela marca ACUVUE, e por muitas das inovações que existem hoje para usuários de lentes de contato.

A Johnson & Johnson Vision reúne visões inovadoras, ciência, tecnologia e pessoas para encorajar profissionais e pacientes a semearem e cultivarem proativamente uma visão para a vida. E entrega inovações relevantes que aperfeiçoam a visão dos pacientes e aprimoram a capacidade dos profissionais, os oftalmologistas, para que proporcionem os melhores desfechos.

Sobre a Johnson & Johnson Vision

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.

Anterior As diferenças entre coma e coma induzido
Próxima Cuidados que devem ser tomados para não tornar minha matéria sensacionalista