6 dicas para elaborar neurologicamente suas metas de fim de ano

Treinador da Febracis explica neurologicamente como realizar seus objetivos

 

Todo fim de ano começamos a criar metas para o ano seguinte. Algumas pessoas já têm até mesmo metas de estimação- aquelas metas que todo ano dizem que vão fazer, mas nunca conseguem cumprir. Mas porque isso acontece? De acordo com o analista comportamental e Master Coaching da Febracis Campinas, Marcelo Moretto, existem algumas dicas para acabar com esse ciclo vicioso e não cairmos em uma autossabotagem. Veja quais são:

1 – CLAREZA:

Não coloque simplesmente uma meta na sua mente e diga: “Eu vou fazer tal coisa”. Como primeiro passo escreva essa meta, e ela precisa ser muito clara, de maneira que você consiga realmente visualizar e entender com clareza de detalhes o que você vai realizar.

2 – POSITIVA:

Em segundo lugar, coloque essa meta sempre de maneira positiva, escrevendo o que você quer. “As pessoas têm grande facilidade de descrever tudo aquilo que elas não querem para sua vida, então, é um desafio muito grande colocar o que ela realmente quer”, afirma Marcelo.

3 – ESPECIFICIDADE:

Depois escreva essa meta detalhando o passo a passo para atingir o objetivo, por mais simples que possa parecer. É sentar e realmente investir um tempo para construir o seu plano de ação.

“Comece a visualizar ações que você vai realizar, ou ações que as vezes você depende do auxílio ou ajuda de outras pessoas para você realizar, e vá detalhando tudo. No mínimo, escreva dez ações para que você possa atingir seu objetivo. O cérebro não consegue entender que eu tenho um objetivo ousado e que eu consigo realizar, com apenas duas, três, quatro ações. Não faz sentido. Coloque também uma data, assim você vai se comprometer ainda mais e conseguir acompanhar o andamento do plano de ação”, detalha o treinador da Febracis Campinas.

4 – OBJETIVIDADE:

É importante que você combine metas de curtíssimo prazo, metas de curto a médio prazo e metas de longo prazo. Curtíssimo prazo é uma meta que você acredita que vai atingir de três a no máximo seis meses. Uma meta de curto a médio prazo que você vai atingir de seis meses a um ano. Uma meta de longo prazo consideramos a que vai demorar mais de um ano para ser atingida.

“Neurologicamente, o nosso cérebro tem um desafio para trabalhar onze metas diferentes ao mesmo tempo, podendo perder o foco e não realizar. Por isso, o ideal é que você tenha de três a no máximo cinco metas. Conforme você vai realizando essas metas de curtíssimo prazo, você já começa a perceber ganhos e começa a estabelecer novas metas de curtíssimo prazo. Quando você realiza uma meta de médio prazo, você estabelece uma nova meta de médio prazo. A sua mente vai percebendo que a sua capacidade de realização vai aumentando e isso te gera mais confiança para criar metas mais ousadas e objetivos mais ousados.”, explica Marcelo.

5- PRAZO:

Para que sua meta fique neurologicamente correta é muito importante que você coloque também uma data para que ela seja realizada. “Se eu não tenho uma data limite para atingir esse objetivo, provavelmente eu vou procrastinar… o seu cérebro vai criar situações para te manter na zona de conforto sem agir.”

6 – PROPÓSITO:

Avalie o quanto essa meta realmente vai fazer bem para você e para as pessoas à sua volta. “Se uma meta não vai fazer bem para você ou para as pessoas que estão à sua volta, provavelmente o seu cérebro vai criar mecanismo de autossabotagem para que você não cumpra essa meta”

Por fim, uma última dica para que você possa acelerar ainda mais as ações e atingir suas metas e seus objetivos. Pegue uma folha de papel e dívida ela em três colunas: Na primeira coluna liste quais as metas, esses objetivos que você vai iniciar ou atingir já em 2022.

Na coluna do meio comece a listar quais são os seus valores ou aquilo que mais te motiva a agir (Deus, família, saúde, resultado financeiro). Se você verificar que existe algum valor, algo que é importante, e que não está sendo atendido por uma meta, confirme se não existe algum outro objetivo que você precisa colocar no papel.

“Quando você começa a criar essa congruência entre as suas metas e seus valores, você acelera ainda mais os seus resultados. Porque os seus valores são os seus motivadores, aquilo que realmente te faz agir em direção aos seus objetivos.”

Quando você tem um porque forte, o como vai acontecer, explica Marcelo Moretto. E na terceira coluna você vai colocar os seus objetivos em uma ordem de execução já em congruência com os seus valores.

E se eu não atingir a meta na data que programei?

“Você pode sim reprogramar sua meta, sem ter que desistir e iniciar do zero. Verifique tudo que já foi feito, analise e tire aprendizados e lições.  Reprograme uma nova data e siga persistindo. Se essa meta é uma meta ousada, é uma meta que você deseja atingir, você vai realizar.”, conclui Marcelo Moretto.

Febracis Campinas faz parte da maior Instituição de Coaching do Mundo, presidida pelo Master Coach e PhD em Business Administration pela Florida Christian University (FCU) Paulo Vieira. Com unidades em mais de 40 cidades do Brasil, e sedes nos EUA, Europa e África, a Febracis já impactou mais de 70 milhões pessoas ao longo de sua trajetória. 

Anterior Prepare seu corpo para o verão com a ajuda de suplementos alimentares
Próxima Dicas simples ajudam a evitar acidentes com escorpiões durante o verão