Pular para o conteúdo

“90% de desconto em algo que você não precisa é caro”, afirma mentora financeira

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Nesta sexta-feira, dia 26 de novembro será realizada mais uma edição da Black Friday. Lojas físicas e virtuais prometem descontos de até 90% nos preços dos produtos nesta data. Porém, para a mentora financeira, Silvia Machado, a promoção pode ser excelente oportunidade de compra, mas também gerar gastos desnecessários. “90% de desconto em algo que você não precisa é caro”, afirma a mentora.

Silvia fala em cautela e análise de orçamento para as compras. “Pesquise, verifique se realmente o produto que está na promoção é necessário para você. Comprar apenas por comprar, não é vantagem”.

Atenção também para aquisições parceladas. “Uma promoção com descontos irresistíveis e facilidade no pagamento. Você compra um produto, parcela. Compra outro parcela. Depois terá a surpresa na hora de pagar a fatura”.

A mentora ressalta a importância da pesquisa de preços antes e durante o período da Black Friday. “Precisa de algo e quer esperar o dia Black Friday, então vá pesquisando o preço antes para ver se realmente está com desconto. É claro que teremos muitas oportunidades. 2021 não foi um ano aquecido para vendas. Então os lojistas irão realmente apostar em queimar estoque”.

Uma das dicas dadas por Silvia é aproveitar a promoção e já iniciar as compras dos presentes de Natal. “Estaremos a um mês do Natal. Então, aproveite esses descontos e se prepare para as compras de final de ano. É uma excelente oportunidade de encontrar preços mais baratos e conseguir, até mesmo, presentear mais pessoas, se for o caso”.

Mas atenção: os cuidados devem ser redobrados na hora das compras, principalmente nas virtuais. “Desconfie de preço muito abaixo do mercado. Desconfie daqueles links enviados por meio de redes sociais e whatsapp. Viu um preço bom em uma mercadoria que queira comprar, vá ao site oficial da loja, sem clicar no link recebido e verifique se na página o valor está correto”.

Confira as dicas para evitar dor de cabeça e fazer boas compras na Black Friday:

• Faça pesquisa. Procure em diversas lojas;

• Se for compra em lojas virtuais, lembre-se de calcular o preço total com o frete; As vezes, o barato sai caro ao somar todo o valor a ser pago;

• Não compre o que não for necessário só porque está barato. O barato sem utilidade é caro;

• Atenção aos golpes; Confira a página que está comprando, não acesse links suspeitos e desconfie de valores absurdamente diferentes do que é praticado no mercado;

• Faça uma lista de produtos que precisa comprar e não compre além daquilo que sabe que não irá comprometer o orçamento;

• Atenção as parcelas no cartão de crédito;

• Defina o quanto quer gastar com as compras de Black Friday e não extrapole a receita estipulada;

• Cuidado também ao comprar produtos em sites internacionais; Há possibilidade pagar imposto. Questione sempre antes de finalizar a compra.

• E sempre quando for finalizar o pagamento por transferência, verifique o beneficiário, se é realmente quem está te vendendo, se não for pergunte: comprei da loja x, mas aparece beneficiário da conta o nome Y , principalmente em épocas de Pix.

• Faça boas compras e aproveite para já deixar preparados os presentes de Natal, uma preocupação a menos em época de festas de final de ano.