Pular para o conteúdo

Quer dicas para realizar bons investimentos em leilões públicos? Veja aqui!

foto de RODNAE Productions no Pexels

Encontrar boas alternativas de investimento e com um valor razoável é algo que diversas pessoas desejam. Apesar do interesse de comprar um carro novo ou equipamentos para o trabalho, por exemplo, o valor por vezes torna essa aquisição mais distante.

Por outro lado, a União, os estados e os municípios têm diversas formas de arrecadar receita para a gestão do seu orçamento. Apesar de boa parte do orçamento público ter origem na cobrança de impostos, há outras alternativas que são utilizadas. Tendo em vista tal cenário, são realizados leilões de diversas categorias, conforme o órgão público que realizará o pregão.

Portanto, para aqueles que não possuem poder aquisitivo para realizar investimentos de grande porte, o arremate em leilões públicos é uma ótima alternativa. Isso porque nestes leilões os valores dos produtos ofertados são menores do que a tabela de preços do mercado. Tal diferença de valor se dá por alguns motivos específicos, como no caso do leilão judicial, onde o objetivo é arrecadar o valor devido pelo proprietário.

Dessa forma, outro modelo de leilões bastante procurado Brasil afora é o da Receita Federal, que realiza leilões de diversos produtos e equipamentos. Estes produtos leiloados pelo órgão são originários de apreensões de cargas de contrabando e descaminho.

Tendo em vista estas opções de leilões públicos, podemos considerar a possibilidade de realizar bons investimentos através de oportunidades encontradas em leilões. Desse modo, traremos a seguir alguns aspectos interessantes sobre formas de aproveitar leilões públicos para realizar bons investimentos.

Leilão judicial de imóveis é oportunidade de bons investimentos

A complexa situação financeira de diversas empresas no Brasil faz com que muitos empreendimentos acabem tendo problemas, sejam eles tributários, financeiros ou judiciais. Dessa forma, um dos motivos para estes problemas é a falta de pagamento das dívidas, sejam da empresa, seja da pessoa física levando eles a leilão.

Desse modo, quando o credor entra com processo judicial contra o devedor, exigindo os pagamentos dos valores. Após todas as tramitações da justiça, os bens registrados no nome do devedor sofrem busca e apreensão, bloqueio judicial, dentre outras medidas cabíveis.

A partir disso, ocorre todo o processo para que seja realizado o leilão, com o objetivo de arrecadar os valores reclamados judicialmente. Dessa forma, os valores de lance inicial dos leilões judiciais são abaixo daquilo que o imóvel vale no mercado, por exemplo.

Portanto, para aqueles que possuem condições financeiras de realizar um arremate, é possível realizar bons investimentos. Uma alternativa que deve ser considerada por aqueles que possuem um imóvel é o empréstimo com garantia de imóvel.

Com a compra de um imóvel mais barato, a rentabilidade tende ser maior, além de gerar melhores condições de investimento. No entanto, para realizar a compra, é preciso que ao menos 25% do valor total do lance seja pago à vista.

Equipamentos e acessórios podem ser adquiridos nos leilões da Receita Federal

É notório que uma das principais missões da Receita Federal é preservar a regularidade tributária em território nacional. Portanto, uma das principais áreas de atuação da RFB é o contrabando e descaminho de equipamentos eletrônicos. Estes são os principais alvos de contrabandistas brasileiros, devido ao preço destes equipamentos nas lojas oficiais.

Portanto, com todos os procedimentos de apreensão realizados, cada produto tem um destino. As drogas apreendidas, por exemplo, são levadas para destruição em uma área restrita da RFB. No entanto, os equipamentos eletrônicos são postos para leilão.

Desse modo, é interessante ficar atento ao site da Receita Federal para ficar informado sobre os lotes abertos e quais os valores. Sendo assim, equipamentos recebem um valor abaixo do mercado como lance mínimo.

No entanto, é preciso estar atento às condições impostas pela RFB para o leilão. Uma destas condições é que nenhum dos bens arrematados terão qualquer garantia contra falhas ou problemas técnicos, ficando somente para o comprador o ônus de possíveis compras frustradas.

Portanto, antes de realizar um lance para aquele computador que chamou a atenção,verifique através das imagens como estão as condições, para que as chances de erro sejam minimizadas. Ademais, é possível também participar de leilões presenciais, onde a data e o local são informados já no edital de abertura do leilão.

Bons investimentos em veículos podem ser realizados em leilões estaduais

A compra de um novo carro é sempre algo refletido há bastante tempo por quem deseja adquirir o novo veículo. As condições de pagamento, a desvalorização de mercado e o alto custo de manutenção por vezes têm um peso significativo no momento de decisão.

No entanto, para contornar estes problemas, o proprietário procura novas formas de comprar o carro, de preferência com valores mais em conta. Desse modo, uma alternativa para realizar bons investimentos em automóveis são os leilões realizados pelo Detran de cada estado.

Isso porque são estes órgãos que possuem uma frota maior de veículos a serem leiloados. Um dos principais motivos para essa frota é a falta de pagamento das dívidas relacionadas ao carro, como as prestações do financiamento. Outro motivo bastante comum para a realização desses leilões é a apreensão de veículos envolvidos em crimes fiscais, como a sonegação de impostos.

Dessa forma, os leilões são realizados de forma online ou presencial, conforme o edital de cada evento. Assim como nos outros casos, o valor de arremate se torna menor daquele cobrado em uma loja, por exemplo.

Outro fator preponderante nessa aquisição é a garantia do veículo. Apesar de os leilões serem compostos por carros em condições ideais de rodagem, conforme avaliação técnica, não há garantia sob qualquer problema que ele apresentar.

Para realizar bons investimentos em leilões públicos é necessário contar com um poder aquisitivo interessante, podendo assim dar os melhores lances. Entretanto, nem sempre as condições financeiras são as mais favoráveis.

Dessa forma, empresas financeiras como a fintech CashMe podem ser uma ótima aliada nos seus negócios, oferecendo crédito com garantia de imóvel, com as melhores ofertas do mercado com taxas a partir de 0,85% ao mês + IPCA, com carência de até 12 meses para a primeira parcela, facilitando o pagamento do valor emprestado.