Pular para o conteúdo

Ano novo, perspectivas novas: por que escolher o consórcio para comprar um carro em 2022?

Fonte: Pexels

Considerado um dos mais desafiadores do ponto de vista econômico, o ano de 2021 está acabando. O mercado automotivo ainda sente os efeitos da crise da pandemia, que se acentuou este ano, sendo que o aumento do dólar, da inflação e a falta de insumos, como a ausência de microchips e semicondutores, gerou um incremento expressivo no valor dos veículos.

Desta forma, o consórcio é uma das modalidades de aquisição de veículos que mais cresceu no ano, conforme a Associação Brasileira dos Administradores de Consórcio (ABAC), em outubro, o número de participantes ativos atingiu 1,20 milhão, representando um incremento de mais de 11%, quando comparado com o mesmo período de 2020.

Para se planejar e comprar um bem que poderia parecer impossível, o consórcio passa a ser uma opção interessante, pois é mais barato que o tradicional financiamento. Para quem não sabe por onde começar ou mesmo tem dificuldade de poupar, os consórcios costumam ser verdadeiros aliados.

“Esta modalidade de crédito não exige entrada e prevê o pagamento de apenas uma taxa de administração. Trata-se de uma forma de realizar um planejamento financeiro para alcançar um objetivo e ainda ajuda a manter o controle sobre as suas contas e economias. Além disso, possibilita que quem tem uma renda mais enxuta possa conquistar um bem de alto valor, como um carro próprio”, explica Eduardo Rocha, CEO do Klubi, fintech de consórcio que proporciona uma experiência 100% digital.

A modalidade também é ideal para quem tem dificuldades de aprovação de crédito. “Ou seja, se a pessoa não consegue comprar um veículo à vista ou ainda não atinge os parâmetros necessários para ter a aprovação de um financiamento, essa é uma solução viável”, completa o executivo.

Com o cenário econômico volátil e projeção da Selic a 11,50% em 2022, de acordo com Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (20 de dezembro), esta forma de obtenção de crédito acaba sendo mais interessante; já que, embora não haja impactos diretos, com a elevação da taxa básica de juros, os financiamentos passam a ficar mais caros.

 

Sobre o Klubi

O Klubi é uma fintech de consórcio que possibilita o acesso a crédito de forma 100% digital, simples, transparente, com a segurança de ser regulado pelo Banco Central do Brasil, e o propósito de inclusão e educação financeira, viabilizando a conquista do que parece impossível para muitos brasileiros.

Sobre Eduardo Rocha, fundador e CEO do Klubi

Graduado em Comércio Exterior, possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi sócio na Gradus Consultoria de Gestão por mais de 11 anos, e durante oito anos foi CEO da Rodobens. Em 2019, fundou o Klubi, fintech de consórcio que proporciona uma experiência 100% digital, simples, transparente e segura.