Pular para o conteúdo

As altas temperaturas influenciam a pressão arterial

 

As alterações climáticas agem diretamente sobre o funcionamento do corpo, o verão e as altas temperaturas são fatores que podem influenciar na pressão arterial, por exemplo. De acordo com o cardiologista Dionisio Yaya Chumpitaz, do hospital Santa Casa de Mauá, o calor busca equilibrar a temperatura corporal que leva a vasodilatação das artérias diminuindo a resistência oferecida por esses vasos para a passagem do sangue, resultando em queda da pressão.

Outro fator é a transpiração excessiva, pois como parte do sangue é formada por água, há queda do seu volume e do sangue que circula nas artérias e, consequentemente, da pressão.

Essa variação da pressão exige cuidados, especialmente em pacientes hipertensos que podem apresentar tonturas, sonolência, palpitação, dor de cabeça, ansiedade, dores no peito irradiada para o braço, costas ou queixo. As quedas repentinas na pressão aumentam o risco de resposta cardiovascular e quadros de infarto ou AVC – Acidente Vascular Cerebral. Quando a temperatura passa de 32ºC, a situação fica ainda mais grave para quem sofre com colesterol alto e hipertensão arterial. Ao observar os sintomas é aconselhável solicitar ajuda médica.

“Alguns estudos científicos constataram que temperaturas elevadas podem aumentar o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares, especialmente nas pessoas com mais de 50 anos”, explica o cardiologista Dionisio Yaya Chumpitaz.

A pressão arterial precisa sempre estar controlada. Por isso, não deixe de tomar a medicação; evite roupas quentes; busque sempre ambientes frescos e evite a exposição ao sol; redobre os cuidados com a alimentação, priorizando comidas leves e evite o consumo excessivo de álcool e hidrate-se sempre.

“Mesmo com a probabilidade de a pressão cair, os hipertensos precisam estar alertas já que também é possível que a pressão aumente, uma vez que o organismo é sensível e tem reações vasculares mais intensas. Uma subida brusca de temperatura pode causar uma crise em quem já apresenta fatores de risco, aumentando inclusive o risco de infarto. É recomendado que os hipertensos tomem os remédios ao acordar. Durante o sono, os vasos relaxam, porém a pressão volta a aumentar ao despertar, explicando assim porque muitos infartos ocorrem no período matinal”, ressalta o médico.

O Hospital Santa Casa de Mauá foi fundado há 55 anos e está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 – Vila Assis – Mauá – fone (11) 2198-8300.

https://santacasamaua.org.br/