Pular para o conteúdo

Estar a céu aberto

Com a pandemia, a sala de estar tem ganhado novos espaços nas residências encontrando abrigo também nas áreas externas das moradas

Áreas externas precisam de materiais resistentes a chuva e sol, como fibras sintéticas, tecidos impermeáveis e com proteção UV, cordas náuticas, etc.

Ao decorar a residência, a preocupação acaba sempre voltada aos ambientes internos como quartos, salas e cozinhas. Porém, como passamos a ficar mais tempo em casa, por causa da pandemia, criou-se a necessidade de criar espaços destinados ao bem-estar da própria família. Com isso, as áreas externas viraram protagonistas da decoração, virando verdadeiras salas de estar ao ar livre.

Os quintais e varandas servem como refúgios – uma maneira muito mais gostosa de descansar e receber visitas

Para a arquiteta Eduarda Correa, do escritório Eduarda Correa Arquitetos Associados, os quintais e varandas servem como refúgios – uma maneira muito mais gostosa de descansar e receber visitas. “Antes, estes espaços eram mais destinados ao lazer, com áreas gourmets, piscinas, redes, dentre outras coisas. Hoje, muito por conta do lockdown, os espaços de convivência característicos de dentro de casa, como a sala de estar, passaram a ocupar as áreas externas, quase que uma extensão da casa”.

Para fazer da área externa uma sala de estar, explica Eduarda, alguns cuidados extras com as escolhas de móveis devem ser tomados. “Exatamente por serem colocados em um ambiente que sofrerá a ação do tempo diretamente, sofás impermeáveis e com tecido resistente aos raios solares são as melhores opções, mesmo que a área seja coberta”.

Pufes e almofadas deixam o local mais jovial e, também, confortável

E, por se tratar de um ambiente de leveza e calmaria, a arquitetura de interiores deve seguir uma linha mais descontraída, com plantas e muitas cores. Ao mesmo tempo, ela deve casar as demais composições presentes na residência, para dar a ideia de unidade. “Pode-se optar por móveis mais rústicos ou mais contemporâneos para combinar com os demais ambientes da casa, mas também há a opção de deixar o espaço com apenas um ou outro detalhe mais rústico, como uma mesa de madeira maciça, cadeiras de fibra (preferencialmente sintéticas)  ou sofás . Pufes e almofadas deixam o local mais jovial e, também, confortável. Lembrando que áreas externas precisam de materiais resistentes a chuva e sol, como fibras sintéticas, tecidos impermeáveis e com proteção UV, cordas náuticas, etc.”.

Para Eduarda, a iluminação da área externa é outro ponto importante, que merece ser executado com esmero. Escolhendo corretamente a temperatura de cor da iluminação, fazendo uso de elementos como luz indireta e iluminação focada, é possível criar um espaço convidativo e charmoso. “A opção por lanternas e outros suportes para velas torna o ambiente extremamente romântico. Outra estratégia é colocar luminárias suspensas e coloridas para compor um ambiente mais moderno”.

Já o paisagismo é peça-chave se você deseja trazer beleza e a sensação de bem-estar ao ambiente. “Para quem possui um quintal amplo, com farta área verde, uma boa pedida é investir em decks com cadeiras, poltronas ou sofás para aproveitar a sombra das árvores e sentir a exuberância da natureza”.

Mas, se o quintal dispõe apenas do contrapiso de cimento, complementa Eduarda, é prudente abusar dos vasos com plantas, de preferência com espécies maiores, ou até fazer uso do muro para instalar um jardim vertical. “As plantas, além de excelente artigo decorativo, podem desempenhar muitas outras funções. Um exemplo: aliviar o estresse e a tensão de quem usufrui do ambiente, sem falar que o deixam muito mais fresco e agradável”, finaliza.

“Os espaços de convivência característicos de dentro de casa, como a sala de estar, passaram a ocupar as áreas externas, quase que uma extensão da casa”, destaca a arquiteta Eduarda Correa Henrique Gualtieri