Pular para o conteúdo

Prefeitura de Guaíra analisa projeto de monitoramento por meio da integração de câmeras de particulares

Prefeito Junão analisa o projeto de câmeras de monitoramento integradas sugerido pelo vereador Stefânio Stafuzza

O Projeto City Câmeras levado ao prefeito de Guaíra Antônio Manoel da Silva Júnior visa inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança e o bem-estar da população por meio da formação de uma rede de câmeras de vigilância particulares. O programa é uma importante ferramenta do poder público para detectar, prevenir e reagir a situações de emergência, além de auxiliar na manutenção do espaço público. O prefeito Junão se interessou pela matéria e determinou a realização de estudos para implantar o projeto.

As câmeras do comércio e de residências deverão ser interligadas com uma central na Guarda Civil Municipal em uma rede que mostrará as imagens permitindo acesso de todos os integrantes, segundo explicação do vereador Stefânio Stafuzza. O modelo operacional do sistema de vigilância funcionará de forma integrada, de modo que as imagens serão transmitidas para o Comando da Guarda Civil Municipal e compartilhadas com os integrantes da rede e demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil), sendo possível a realização de uma triagem de ações que acontecem em ruas e avenidas da cidade.

O principal diferencial do programa é a participação da população. Para formar essa ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, são utilizadas câmeras de segurança residenciais e pontos comerciais. O Projeto City Câmeras pelo qual o prefeito Antônio Manoel da Silva Júnior se interessou é baseado em sistema semelhante que já funciona com sucesso em São Paulo e outras grandes cidades.

Vereador Stefânio Stafuzza e o Prefeito Antônio Manoel da Silva Junior