Pular para o conteúdo

Como escolher o tamanho do ar-condicionado?

A escolha do tamanho do ar-condicionado é o trabalho mais importante para garantir que o ar condicionado funcione normalmente. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher o tamanho do ar-condicionado corretamente.

Existem diversas capacidade de ar-condicionado, podendo ser de 7.000 BTU/h até mais de 60.000 BTU/h, o que precisamos para entender a capacidade ideal, são 3 pontos-chave.

  • Quantidade de metros quadrados do local;
  • Quantidade de pessoas;
  • Quantidade de aparelhos eletrônicos

A primeira tarefa é saber precisamente quanto mede o local onde o ar-condicionado será instalado. Isso porque a capacidade do equipamento precisa ser o suficiente para a quantidade de metros quadrados. Um local muito pequeno com um ar de grande capacidade pode ficar frio demais e também não explora todo o potencial do aparelho. Já uma sala muito grande e um ar-condicionado com capacidade menor não vai performar bem, deixando partes do local sem refrigeração. Você consegue medir o local utilizando fitas métricas, trenas e até mesmo aplicativos.

A quantidade de pessoas presentes também influencia, já que ao conversar, trabalhar e se locomover, também emitimos calor, entrando em conflito com a refrigeração do ar-condicionado. Por fim, a quantidade de aparelhos eletrônicos também precisa ser contabilizada, já que eles também emitem calor.

Vamos a um exemplo prático:

Uma sala de 40 metros quadrados aloca 4 pessoas, nela também estão localizados 4 notebooks, uma impressora e uma televisão. Logo, será preciso multiplicar 600 BTU por 40, depois por 4 e por fim, mais 6, chegando no número de 30.000 BTU, sendo essa a capacidade necessária para que o ar-condicionado funcione perfeitamente.

É uma conta bem simples e fácil de ser realizada, além disso, existem ferramentas na internet que conseguem fazer essa operação de forma automática. Basta indicar a quantidade de metros, pessoas e aparelhos eletrônicos. Busque por ‘’calculadora de BTUs’’, para encontrar as diversas ferramentas disponíveis.

Fluxo de Ar: fique atento

Observe que os aparelhos de ar condicionado precisam corresponder ao fluxo de ar da sala, portanto os compradores devem considerar não apenas a área da sala antes da compra, mas também a área de abertura e de saída de ar, bem como a localização das saídas de ar.

Se houver um condicionador de ar quebrado, a primeira coisa a verificar é se ele está totalmente fechado, se não estiver completamente fechado pode levar a vazamentos, resultando em perda de carga térmica interna. No inverno, isto fará as pessoas sentirem frio; no verão, isto levará a sobrecarga do ar condicionado, avaria do aparelho de ar condicionado. Portanto, os aparelhos de ar condicionado são normalmente adquiridos com a saída de ar no início do aparelho de ar condicionado.

Agora que você já tem as melhores dicas sobre como escolher o melhor tamanho para um ar-condicionado, pesquise as melhores lojas e promoções para realizar a sua compra. Esperar pela Black Friday é uma ótima opção,  assim você economiza bem mais! 

Passe também a informação adiante, às vezes as pessoas podem não saber que estão utilizando a capacidade errada do ar-condicionado e podem estar passando por muitas dores de cabeça.