Pular para o conteúdo

Como a construção civil estará no metaverso e o que é omniverso?

Após anúncio de Mark Zuckerberg, empresas se preparam para entrar no mundo da realidade virtual, a fim de serem as pioneiras no setor

Desde que o Facebook anunciou sua mudança de nome para Meta, a fim de se associar ao conceito de metaverso, o assunto ganhou ainda mais atenção nos debates sobre o futuro dos negócios e das interações online.

O setor de construção civil não deverá ficar de fora, começando a entrar na onda do metaverso, uma vez que o mercado imobiliário já está vendendo “terrenos virtuais” para quem deseja ter o seu espaço nesse ambiente virtual garantido.

Enquanto o metaverso de Zuckerberg ainda está, de certa forma, engatinhando, o omniverso tem possibilitado que o mercado de construção civil desenvolva digital twins cada vez mais precisos de edifícios e construções extremamente fiéis à realidade, uma maneira de treinar robôs ou veículos autônomos para serem utilizados no mundo físico.

O avanço dessa tecnologia mostra que, com o passar do tempo, esse mundo virtual deverá influenciar cada vez mais a vida real das pessoas, até mesmo de quem não planeja entrar no metaverso tão cedo.

Aumento das possibilidades para os consumidores

De acordo com a expectativa de especialistas do setor, o metaverso poderá influenciar a decisão de vários consumidores. Da escolha de um piso laminado ao tamanho de um imóvel para acomodar com conforto sua família, tudo isso poderá sofrer interferência desse novo ambiente digital, que passará a estar cada vez mais integrado com a realidade humana.

Um outro ganho para os seres humanos diz respeito à segurança das edificações no futuro. Afinal, com o omniverso se tornando cada vez mais integrado a softwares e se sofisticando na inteligência artificial, torna-se possível prever o comportamento de construções e planejamentos, desde pequenas construções até grandes obras, que deverão mudar o estilo de vida das pessoas de uma cidade, por exemplo.

Com isso, problemas poderão ser antecipados e sanados antes de causarem prejuízos e danos para as pessoas.

Uma outra forma de mudança na vida dos seres humanos diz respeito à educação, uma vez que serão necessários profissionais que estejam preparados para lidar com essas tecnologias e continuem a enriquecê-las com novas possibilidades. Ou seja, não bastará apenas oferecer o básico no mundo real, será preciso construir pontes com os metaversos, quaisquer que eles sejam, a fim de estar integrado a um novo estilo de vida, que tende a se fortalecer nos próximos anos.