Pular para o conteúdo

Treino na areia: conheça os benefícios e os cuidados da modalidade que está conquistando muitos adeptos

Atividade física com cara de praia com os amigos

As quadras Beach Tennis estão cada vez mais populares. A novidade é uma excelente opção para variar o treino realizado na academia, e para os sedentários é uma maneira divertida de praticar uma atividade física.

Os esportes praticados na areia estão em evidência e atraindo cada vez mais adeptos. “Se torna muito mais motivador e prazeroso estar ao ar livre, em um ambiente descontraído e com cara de fim de semana na praia com os amigos! É praticamente um momento de lazer, que pode ser repetido várias vezes por semana, e repleto de benefícios para o corpo e para a mente” observa Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech e membro do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Estar em movimento é essencial para o bom funcionamento do corpo. Os benefícios são imensos, desde a melhora da massa muscular, da circulação sanguínea, do funcionamento de todas as glândulas excretoras de hormônios e a diminuição na porcentagem de gordura corporal, além da sensação de bem-estar e de felicidade proporcionadas pela prática de exercícios.

“Como toda atividade física, temos que tomar alguns cuidados com a saúde, pois as sobrecargas exercidas pelos exercícios causam alterações no funcionamento do organismo, por isso, temos que fazer alguns exames preventivos antes da prática de qualquer modalidade. Esse controle ajuda a acompanhar a melhora e a evolução da rotina de atividade, desta maneira, é possível manter o dia a dia de forma saudável”, orienta Mauro Célio do Carmo, personal trainer na Bodytech Eldorado, Especialista em Medicina Esportiva e em Treinamento para Alto Rendimento.

O treino na areia requer alguns cuidados. Durante a prática, a movimentação neste tipo de terreno causa uma sobrecarga mais intensa na musculatura e especialmente de membros inferiores, proporcionando maior desidratação corporal. A temperatura do ambiente, na maioria das vezes, é elevada, principalmente no verão. Se praticado na praia, a umidade do ar influencia ainda mais, e o risco de sofrer com os sintomas de desidratação aumentam.

Dica dos especialistas: procure um médico e realize um checkup antes de dar início a sua jornada fitness. “Não há nada mais prazeroso e estimulador do que comparar os resultados dos exames. É praticamente uma recompensa da dedicação e do esforço diário. O grande prêmio é a conquista da qualidade de vida, bem-estar e longevidade”, enfatizam Netto e Carmo.

Todos sabem que a atividade física conta com diversos benefícios, mas se for realizada de maneira exagerada e mal orientada pode causar o efeito contrário. “Por isso, todo cuidado na hora de iniciar a prática de qualquer modalidade física e principalmente as que estão na moda, pois quando praticamos de forma impulsiva e sem a devida orientação pode causar problemas crônicos: articulares, musculares ou metabólicos. E, ao invés de proporcionar prazer, pode frustrar. Por isso, é fundamental contar com o auxílio de profissionais especializados”, pontua Carmo.

Saiba quais são os cuidados essenciais para treinar ao ar livre durante o verão. Netto listou cinco dicas para deixar o treino seguro e manter a performance mesmo em nos dias mais quentes. Vem conferir:

1)     Moderação: é importante adotar estratégias que possam tornar os treinos menos intensos e cansativos, e por que não, mais confortáveis. Pequenas medidas preventivas, não irão afetar o condicionamento físico, pelo contrário, permitirão a melhor adaptação aos novos horários e às condições climáticas. Com um pouco de moderação o treino fica mais produtivo e permite gradativamente, que seja mais intenso.

2)     Evitar os horários de pico de calor: a luz ultravioleta do sol é mais forte entre às 10h e às 14h. Evite esses horários para não ficar desidratado ou sofrer com a exaustão provocada pelo calor. Dê preferência para o início ou para o final do dia, quando as temperaturas são mais amenas e o calor do sol é menos intenso.

3)     Hidratação: para evitar a desidratação e outras doenças relacionadas com o calor, certifique-se de estar com a hidratação adequada e ter bastante água disponível. Faça a ingestão de líquidos antes, durante e após seu treino. Não espere a sede chegar.  Realizar exercícios no calor sem ter líquidos para restaurar e regular a temperatura corpórea pode dificultar o sistema de arrefecimento do corpo. Os líquidos devem ser mais frios que a temperatura ambiente (entre 8 e 18°C.) e podem ser também saborosos, porém não muito doces. Ingira 600ml de água antes dos exercícios físicos e 250 ml a cada 15 minutos durante a prática. A Adição de carboidratos e/ou eletrólitos devem ser realizados apenas para treinos de mais de 1hora de duração.

4)     Conheça os seus limites: sob temperaturas elevadas, procure aliviar na intensidade dos treinos, e procure sempre que possível a modalidade indoor, em ambiente climatizados. As academias possuem um ambiente ideal para a realização de atividade física.

5)     Sinais de alerta de perigo: a exaustão pelo excesso de calor acontece rapidamente, e pode facilmente progredir para insolação, uma condição perigosa que pode levar ao comprometimento de órgãos, convulsões, coma e até mesmo a morte. Caso perceba que está com sinais de exaustão: fadiga, náusea, tontura, dor de cabeça e confusão mental; pare o exercício mesmo se ainda não tiver terminado o treino. Tome medidas urgentes de resfriamento, que devem incluir: algum lugar fresco com sombra e hidratação imediata.

Os cuidados valem para todos, iniciantes e para aqueles que já incorporaram uma rotina regular de exercícios físicos. Condições de calor com certeza são mais desafiadoras para o organismo, a combinação da atividade física vigorosa e o calor excessivo é uma situação que requer muita atenção.

“Quando fazemos qualquer tipo de atividade física, existe uma produção de calor pelo corpo que é proporcional à intensidade do exercício realizado. O desafio nessa situação, é promover a perda deste calor produzido para evitar que a temperatura corporal aumente. A termorregulação é a forma como o corpo mantém a temperatura interna equilibrada. Quando expostos ao calor externo, o corpo esfria e mantém o equilíbrio através das trocas hidroeletrolíticas que ocorrem pela pele. A transpiração tem um efeito de resfriamento, porque remove o excesso de calor através da evaporação. A taxa de evaporação. Já a taxa de evaporação é dependente da umidade: quando a umidade é baixa, a evaporação aumenta, quando a umidade é alta, ocorre diminuição da evaporação e menos refrigeração ocorre”, orienta Netto.

Além das cinco dicas é importante prestar atenção à temperatura do corpo para reduzir o risco de condições graves relacionadas ao calor, incluindo a insolação, quando a temperatura do seu corpo for superior (à 40º C). “Fique alerta a estes sintomas: câimbras musculares, náuseas, vômitos, desmaios, tonturas, dor de cabeça, sudoreses excessiva, pressão arterial baixa e problemas de visão, pois são sinais causados pelo excesso de calor”, alerta o educador físico.