Pular para o conteúdo

Sensação de urgência para ir ao banheiro pode indicar problemas de saúde

O calor intenso requer hidratação constante, porém alta frequências de micções não é normal

Frequência normal para urinar é de cinco a oito vezes por dia

Com o período de clima quente, a hidratação constante é necessária para manter o funcionamento ideal do organismo e, com isso, a vontade de ir ao banheiro se torna frequente, porém, especialistas alertam: o normal é urinar de cinco a oito vezes por dia. Uma frequência maior do que essa pode indicar problemas de saúde como incontinência urinária, hiperplasia da próstata ou até mesmo doenças relacionadas ao diabetes.

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, enfermeira Glaucia Karen de Sousa, a regularidade entre as micções interfere na qualidade de vida e está relacionada a quantidade de líquidos ingeridos durante o dia. “É normal ir ao banheiro mais vezes hoje do que ontem ou anteontem, por exemplo, mas se uma pessoa bebe menos de 2 litros de água e precisa fazer xixi a cada hora, então há algo de errado”, explica a docente.

A sensação de urgência para urinar pode representar algum dos sintomas do trato urinário inferior (STUI), que, segundo estudo apresentado pela Sociedade Brasileira de Urologia, são a reclamação de 40% dos homens e 59% das mulheres com mais de 40 anos — a incidência é maior no público feminino, que tem a uretra mais curta (de três a seis centímetros). Grávidas e parturientes também vivenciam esse quadro de sensibilidade por conta de alterações na musculatura pélvica.

Os sinais de descontrole são indicativos de condições como a Bexiga Hiperativa, quando o desejo de ir ao banheiro é súbito e constante durante o dia e a noite, e como a hiperplasia prostática benigna (HPB), quando há um aumento benigno da próstata, que pressiona a bexiga do paciente e causa vontade frequente para urinar. “Esses distúrbios geram impacto na vida do indivíduo e é baixo o número de pessoas que procuram por tratamento com especialista”, afirma a enfermeira.

DIABETES

Um dos possíveis quadros de diabetes impede a capacidade dos rins de absorver toda a glicose filtrada pelo corpo, o que faz com que esse tipo de açúcar seja eliminado junto a uma grande quantidade de água. Essa situação é denominada de poliúria, um aumento na frequência de micção que provoca desidratação no indivíduo. “Com mais sede, é gerado um ciclo entre beber mais líquidos e expeli-los rapidamente. Sem acompanhamento médico, é possível desenvolver infecções urinárias frequentes”, aponta a docente.

CUIDADOS

A coordenadora recomenda que o paciente não deve, em hipótese alguma, deixar de se hidratar ou segurar a vontade de fazer xixi. “A quantidade de água necessária para o corpo varia de acordo com o peso de cada um, mas o ideal é beber pelo menos 2 litros por dia, além de ir ao banheiro sempre que julgar necessário”, afirma a enfermeira.

Para manter a saúde do trato urinário, é importante ter atenção a bebidas alcoólicas, com adoçantes artificiais e sucos ácidos. “Essas substâncias podem provocar irritações e prejudicam o funcionamento dos órgãos”, alerta. “Para limpar os rins e proteger a bexiga, é interessante reservar um dia na semana para não ingerir café, álcool ou refrigerantes. É um hábito simples que garante o bem-estar”, completa.

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.