Pular para o conteúdo

Como é feito o processo de envelhecimento do vinho?

Quem nunca ouviu que “vinho velho é sempre melhor”, que atire a primeira garrafa! Essa informação, apesar de coerente em alguns pontos, não é necessariamente uma regra.

Existem diversos fatores sobre o envelhecimento do vinho e atualmente, poucos são os rótulos que podem ser armazenados por tanto tempo. A maior parte das produções hoje em dia são para consumo imediato.

Vinhos rosés, brancos e alguns vinhos tintos leves, por exemplo, precisam ser servidos no auge da sua juventude para não perder o frescor, como os Beaujolais, os Bardolinos, os Valpolicellas (todos tintos leves), e também os vinhos nacionais de modo geral.

Pensando em informar um pouco mais sobre como é feito o processo de envelhecimento dos vinhos, separamos algumas curiosidades. Confira:

Condições ideais para o processo de evolução

 Num modo geral o processo de fabricação consiste em: esmagamento de uvas, fermentação da pasta, uma nova fermentação do líquido, filtragem e engarrafamento. Porém, quanto mais industrial for a produção, mais aditivos são incorporados ao processo.

O ambiente precisa estar em perfeitas condições para as etapas de envelhecimento. A temperatura ideal precisa se manter constante entre 12 e 18 graus. 

O envelhecimento e afinamento dos vinhos se fazem durante a manipulação ainda nas adegas, geralmente nos tonéis de carvalho. O vinho tira da madeira os taninos e oxida devido a entrada de ar pelos poros do carvalho.

Outros recipientes também são usados para isto. Independentemente do tipo de material que o vinho for armazenado, que pode ser aço inox, concreto ou até de barro, a umidade relativa do ar precisa ser sempre superior a 75%.

O vinho é considerado um ser vivo, devido a esse processo de envelhecimento a base de oxidação. Após ser engarrafado, esse vinho experimentará outros processos químicos que farão com que seus aromas e sabores fiquem mais ricos e saborosos, continuando no processo de envelhecimento.

Maturação

Maturação é o termo usado para o amadurecimento da uva. É o período que o vinho passa em um recipiente entre o término da fermentação antes de ser engarrafado. Quando feita em barril de carvalho ajuda na maciez da bebida deixando taninos mais suaves.
Após a maturação e envasamento, de acordo com o seu produtor, esse vinho pode ou não ainda envelhecer mais um pouco na garrafa, antes de ficar disponível no mercado.

Envelhecimento

Envelhecimento é o termo usado para informar o tempo que o vinho passa evoluindo em garrafa. Dependendo do tipo de vinho e de fatores como ambiente e período específico, o envelhecimento pode melhorar ou piorar.
Durante todo o repouso, a rolha precisa estar em contato com o vinho, para a micro oxigenação, que fará com que as características se modifiquem.
O espaço físico precisa ser estável, e não pode sofrer trepidações, para manter as transformações físicas.

Apreciar um vinho evoluído, requer um determinado conhecimento e buscas em locais específicos e com sommeliers reconhecidos que explicam todo o processo e garantem que aquela bebida vai agradar ao seu paladar. Aprecie a experiência e boa degustação!