Pular para o conteúdo

Como Exportar Seus Vídeos Para Redes Sociais

As redes sociais estão cheias de imagens e vídeos curtos. Se você quer que suas publicações ganhem destaque, uma ótima opção seria adicionar vídeos. Entretanto, você enviou um vídeo que não está com uma boa qualidade nas redes sociais quanto no seu telefone ou computador?

Nesse caso, você pode estar lidando com um problema de formatação ao exportar ou salvar seu vídeo. Todo serviço de rede social tem regras que determinam a forma como os vídeos são exibidos. Leia para entender como deixar seus vídeos incríveis em qualquer plataforma!

Por que meus vídeos ficam diferentes em algumas redes sociais?

Tanto no Twitter, Instagram, TikTok ou qualquer outra rede social, cada uma possui um conjunto de regras de formatação que você deve se atentar antes de fazer suas publicações. Elas se aplicam às filmagens feitas em seu celular ou câmera e a imagens sem royalties que você pode adquirir em bibliotecas de vídeos como o Depositphotos.com.

Os fatores que afetam como seus vídeos são exibidos nas redes sociais incluem:

  1. A proporção do vídeo.
  2. Como o ponto de foco do seu vídeo é posicionado depois de alterar a proporção.
  3. Como foi a renderização do vídeo no aplicativo de edição.
  4. O formato final do vídeo.

Por exemplo, em termos de proporção, as publicações do Instagram são quadradas, mas os stories são exibidos verticalmente no modo retrato.

Escolhendo a proporção certa

O termo proporção faz referência às dimensões do seu vídeo para as redes sociais. Ela define o comprimento e a largura do seu vídeo. No século XX, a proporção da televisão era de 4:3, representando quatro unidades na horizontal para cada três unidades na vertical. É a proporção entre a largura e a altura de uma imagem ou vídeo, e cada rede social tem uma forma diferente de exibi-los.

A proporção de uma rede social irá determinar se você deve fazer filmagens no modo retrato ou paisagem para conseguir a melhor apresentação on-line. As publicações do Instagram contribuem para uma proporção quadrada de 1:1, e os stories demandam um vídeo no modo retrato.

Ao produzir vídeos para as redes sociais e salvá-los em aplicativos de edição no seu celular ou tablet, você também tem a opção de cortá-los em uma proporção específica. Escolha a opção mais comum para cada plataforma e exporte várias versões de seus vídeos, para que sejam exibidos em todas as redes sociais sem nenhum problema. Dessa maneira, o seu vídeo não terá nenhuma parte ocultada dos espectadores. Ao invés disso, eles irão visualizar o conteúdo completo quando estiverem rolando o feed.

Reposicionando seu vídeo

É mais fácil acertar o tipo de vídeo para determinada rede social quando você presta atenção às proporções e procura cortá-lo para se adequar a cada plataforma. Contudo, isso pode alterar ou até ocultar o ponto focal do seu conteúdo original. Sendo assim, você precisará reposicioná-lo. E isso pode ser feito através da sua ferramenta de edição antes de salvar o vídeo.

Ao produzir vídeos para as redes sociais e recortá-los em um aplicativo de edição, você consegue reposicionar o ponto focal e a ação do seu vídeo centralizando-o. Às vezes, basta arrastar o visual para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita até que fique como desejado. Isso fará com que o ponto focal do seu vídeo permaneça em todos os quadros.

Renderizando seu vídeo

A maior parte dos vídeos das redes sociais são vistos através de celulares e tablets. Estas telas são consideravelmente menores quando comparadas à maioria das televisões e telas de monitores. Se você for exportar seu vídeo para uma rede social, precisará reduzir o tamanho da tela do vídeo, a taxa de bits e o tamanho do arquivo. Isso acontece pois o conteúdo de vídeo é amplamente visualizado enquanto está conectado ao celular. O Wi-Fi é mais rápido que as conexões de dados móveis.

Você consegue diminuir a taxa de bits e a resolução ao exportá-lo, mas se você estiver exportando visualização de Blu-ray ou algum outro conteúdo de televisão, o ideal é uma taxa de bits e uma resolução de tela muito maior. Felizmente, a maioria dos aplicativos de edição já possui modelos predefinidos com as melhores configurações de taxa de bits e resolução para as redes sociais.

Formatos de redes sociais recomendados para seus vídeos

Você consegue selecionar diferentes tipos de arquivo para salvar um vídeo ao exportá-lo de uma ferramenta de edição. Qual é o melhor tipo de arquivo? Os formatos de vídeo mais comuns nas redes sociais são:

  1. MP4—muito utilizado em redes sociais e smartphones e tablets com sistema Android.
  2. MOV— formato para dispositivos iOS feitos pela Apple.
  3. MPEG2—formato de arquivo mais antigo que o MP4 e normalmente resulta em um tamanho de arquivo maior.

Ainda sim, é amplamente aceito como um formato compatível por conta de sua longevidade.

Existem inúmeras outras opções de formatação para cada rede específica.

Twitter

O Twitter exibe vídeos na linha do tempo do usuário sem a necessidade de clicar em links. A proporção utilizada por essa rede social na linha do tempo é um vídeo quadrado (1:1) ou widescreen (16:9). A duração de um vídeo no Twitter pode ser de até 2 minutos (120 segundos). A orientação dos vídeos precisa ser paisagem. Certifique-se de formatar seu vídeo seguindo esses quesitos, e ele será apresentado aos usuários perfeitamente.

Publicações do Instagram

As publicações do Instagram são as imagens e vídeos que você visualiza na sua linha do tempo. Normalmente, essas publicações são quadradas (proporção 1:1), apesar de existir a possibilidade de adicionar vídeos widescreen 16:9 que também é interessante. Lembre-se, ao fazer upload de um vídeo que não seja quadrado no aplicativo do Instagram, clique no ícone ‘< >’ após selecionar seu vídeo. Logo depois, ele será exibido como você deseja. Os vídeos podem estar no formato retrato ou paisagem com duração de até 60 segundos.

Stories do Instagram

Os stories do Instagram, que desaparecem 24 horas após sua publicação, são completamente diferentes das publicações comuns do Instagram. Eles são exibidos na orientação retrato. Os vídeos na orientação paisagem (16:9) aparecerão pequenos quando visualizados. Considere isso ao filmar e editar seu conteúdo.

TikTok

O TikTok usa vídeo de retrato vertical com um tempo máximo de reprodução de 3 minutos (180 segundos). Lembre-se disso ao fazer upload para esta plataforma.

Conclusão

Alguns fatores precisam ser considerados ao criar vídeos para cada plataforma de rede social. Cada uma delas tem seus próprios requisitos. Ao seguir as recomendações citadas acima, você conseguirá fornecer seu conteúdo com sucesso a todas as redes sociais. Siga estas dicas preciosas para garantir que seu conteúdo seja sempre exibido perfeitamente!