Pular para o conteúdo

Tire todas as suas dúvidas sobre o congelamento de óvulos

A reprodução humana é um processo complexo para algumas pessoas, mas o desejo de ter um filho é latente e a medicina está preparada para ajudar. Em busca de maior estabilidade financeira, maturidade, o companheiro ideal ou por qualquer outro fator, as mulheres buscam o congelamento de óvulos. Assim eles permanecem novos e preparados para uma possível gravidez futura. Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto:

Existe mais de um tipo de congelamento existente? 

Sim, atualmente existem 2 maneiras de congelar os óvulos, o congelamento lento e o rápido. No congelamento rápido é usada a vitrificação, onde o óvulo tem a temperatura baixada instantaneamente, esse é o mais indicado pela qualidade e conservação. Já a lenta tem a temperatura reduzida vagarosamente, mas pode ter a formação de cristais que deterioram os óvulos.

Qual a idade indicada para fazer o congelamento de óvulos? 

Não existe uma idade limite para congelar os óvulos, mas os especialistas em reprodução humana indicam que seja feito antes dos 35. Após essa idade eles têm uma capacidade menor de se tornarem embriões.

Qual a porcentagem de gravidez com o congelamento de óvulos?

Na reprodução humana tudo depende da saúde e do organismo de cada mulher, com os óvulos congelados é a mesma situação. Até a casa dos 30 anos, a gestação ocorre em 50% dos casos, dentro de uma clínica de reprodução humana essa porcentagem é considerada alta.

É caro fazer o congelamento de óvulos?

Não é um dos procedimentos mais acessíveis em termos de reprodução humana, mas pensando a longo prazo na possibilidade de gerar uma vida, é recompensador o investimento. A maior parte das clínicas atuam com valores acima de R$10.000, com medicamentos, preparação, coleta dos óvulos e consultas.

Qual a durabilidade dos óvulos congelados?

Se o local escolhido para o armazenamento dos óvulos for seguro e o processo é feito com alta qualidade, é possível tê-los mantidos por um longo tempo. Enquanto algumas mulheres recorrem a eles após 4 anos, outras conseguem engravidar com óvulos congelados por mais de 10 anos. Um bom profissional é capaz de colher o melhor material e congelar de forma assertiva, para que dure por um longo período.

Posso doar os óvulos?

O procedimento permite o descarte dos óvulos a qualquer tempo e também a doação. Para doar os óvulos, é preciso assinar um termo de consentimento.

Quantos óvulos são congelados?

A quantidade de óvulos é definida pelo médico especializado em reprodução humana, depois de uma análise da saúde e do motivo da realização do congelamento. Geralmente, 20 óvulos são suficientes devido a grande probabilidade de gravidez, mas só o profissional é capaz de dizer com precisão.

Existem riscos no procedimento?

São baixos os riscos do congelamento de óvulos, desde que acompanhado por um médico. Antes de fazer o processo é preciso tomar uma alta dose de hormônios, isso pode desencadear reações, como o excesso de óvulos produzidos e alergia. 

Como escolher a clínica de reprodução humana?

A escolha deve ser feita pelos especialistas que atuam na clínica, sua referência no mercado ou indicação por seus casos de sucesso. Esse é um momento importante e uma pesquisa deve ser feita. Conheça a Gostou do conteúdo e deseja falar com um especialista? Então clique no link clinica de reprodução humana moema