Pular para o conteúdo

Como Medir o Pé Para Comprar Pela Internet?

Fazer compras pela internet já é uma realidade consolidada. Pontos positivos como pontualidade na entrega, comodidade, segurança no gerenciamento de dados pessoais, disponibilidade de mercadorias e facilidades na forma de pagamento, tornaram as compras virtuais um negócio altamente vantajoso para quem ama fazer compras e acompanhar as novas tendências nos mais diversos segmentos de compras.

Mas quando se quer comprar produtos muito específicos como sapatos, como saber se a aquisição será bem sucedida, já que pelo computador não tem como se experimentar o produto ?

É simples. Existe uma técnica de como medir o pé para comprar pela internet, proporcionando uma compra segura, com 100% de satisfação porque diminui qualquer chance dos sapatos chegarem com as medidas erradas.

E nada mais desagradável que amar aquele par de tênis, de scarpin ou aquele modelo exclusivo de sapatos masculinos e ter de fazer a devolução ou a troca porque não ficou confortável no pé. Mas com essa tecnologia de medidas digitais, o risco dessa situação acontecer cai consideravelmente, tornando ainda melhor a sua experiência em comprar sapatos de forma online.

Como Fazer?

Encontrou o sapato dos sonhos? Pode ir fazendo sua compra sem medo, pois já vamos passar as dicas de como medir o pé para fazer compra pela internet. 

Basta uma folha de papel, lápis ou caneta (melhor lápis porque se ocorrer algum erro tem como apagar), fita métrica ou régua. 

Pegue a folha de papel e coloque sobre o chão – bom colocar uma fita adesiva colada no papel para evitar que escape quando for apoiar o pé. Depois pegue o lápis e desenhe em volta do seu pé, fazendo todo o contorno dele. É importante fazer esse desenho também considerando como ficaria o pé em situação de flexão, pois cada detalhe conta para tirar a medida exata.

Se você comumente calça sapatos com meias, sugerimos colocá-las na hora para dar a medida de forma mais precisa. Só evite estar calçando algum tipo de sapato na hora de colocar o pé sobre a folha, pois certamente irá comprometer a exatidão da medida.

Com  o pé devidamente apoiado, use a régua e comece a traçar no contorno do pé idealizando como se ele estivesse dentro de uma caixa. Coloque o traçado bem rente com as bordas e contornos do pé para evitar qualquer tipo de erro.

Detalhes

Leve também em consideração o melhor horário para obter essa medida, que é sempre no final do dia, quando ele está mais “deformadinho” devido ao corre-corre do cotiano, que será outra forma de ter medidas exatas. E como cada pé tem seus contornos específicos, faça o mesmo processo com o pé direito e esquerdo.

Observe o seu tipo de pé, se é mais delgado (tipo magrinho) ou mais rechonchudo, se tem tendência a formar calos nas laterais ou no calcanhar e se ainda tem formação de joanetes, detalhes que fazem toda a diferença na medida.

Vamos Medir

Já de posse desses detalhes, é hora de colocar a mão na massa:

Pega o lápis e junto a régua faça a medida do pé do topo e após a base para ter a altura do pé. 

Tenha sempre um bloquinho ao lado para anotar quantos centímetros deu, acrescentando 5 milímetros que equivalerá a uns pequenos espaços que todo o sapato tem, independente do modelo.

Depois faça a medida da largura  de uma extremidade a outra, seguindo o lápis em linha reta com a régua, pois cada detalhe conta muito para ter a precisão.

Tabela

Muitos sites dispõem de tabelas para você fazer a conversão exata do número do seu pé, porém, com essa forma mais artesanal de medida, as chances são mínimas em comprar um par de sapato apertado ou com alguma folga.

Quem quiser recorrer à tabela, as medidas equiparadas são:

34 22,5 cm
35 23,0 cm
36 24,0 cm
37 25,0 cm
38 25,5 cm
39 26,0 cm

 

Dicas

Aqui vão mais dicas, principalmente para o público feminino: se deseja comprar um tênis, compre pela internet com alguns centímetros de folga. Afinal, é comum usá-lo com meias e esse detalhe deve ser considerado. Se a preferência for por sapatos, bico fino, a dica é acrescentar 1, 5 centímetro entre os dedos para evitar que fiquem muitos apertados.

No mais, é só seguir as orientações, fazer uma compra segura e confortável e aproveitar toda a beleza que os calçados online pode oferecer.