Pular para o conteúdo

Anorexia x Bulimia, qual a diferença dessas doenças? Como tratá-las?

Ao pensar sobre a anorexia e bulimia muitas pessoas não têm esses conceitos de forma clara, e se tem essa dúvida em relação ao significado, as causas e as consequências de cada uma dessas doenças.

Para iniciar esse entendimento prévio, é importante ter em mente que ambas as doenças são caracterizadas como transtornos alimentares e psicológicos, tendo essa relação complicada ao se tratar da alimentação e dos hábitos através desse momento.

Esses transtornos alimentares são explicados como uma espécie de distúrbio mental que afetam diretamente esses momentos de alimentação e fazem com que se tenha efeitos negativos na saúde física e mental das pessoas.

Dessa forma, ao estar diante dessas situações se tem consideráveis alterações físicas associadas ao emagrecimento ou um ganho de peso excessivo, gerando esses transtornos e de fato desenvolvendo essa doença.

Além disso, ao gerar esses problemas físicos e mentais, se tem uma dificuldade para aceitação do corpo, fazendo com que se tenha uma perda na autoestima e que esses efeitos tomem proporções totalmente prejudiciais.

Por isso, é essencial conhecer os sintomas e efeitos por trás de cada doença e de fato recorrer profissionais competentes, seja de uma empresa de alimentos saudáveis, nutricionistas, psicólogos, entre outros profissionais da área.

Pensando nisso, o texto nos conduz justamente aos próximos pontos a serem destacados, evidenciando o conceito de cada uma dessas doenças e gerando essa consciência para que se tenha uma eficácia através das ações a serem realizadas.

O que é a anorexia?

A anorexia como foi citado é um transtorno alimentar que causa um distúrbio afetando a maneira com que a pessoa enxerga seu corpo e suas características físicas, assim fazendo com que se tenha essa imagem distorcida em relação ao seu corpo.

Um exemplo claro dessa situação, é uma pessoa que ao se olhar no espelho vê algo que não é real, enxergando um excesso de peso mesmo que esteja magra.

Dessa forma, desde o consumo de um pão francês congelado para assar a uma simples refeição, se torna um problema, tendo essa dificuldade para a alimentação e gerando aos poucos essa doença e essa piora em relação à alimentação e a saúde física.

Em alguns casos é comum que essas pessoas pratiquem propositalmente ações para que se tenha um vômito e de fato as alimentações voltem de alguma forma, devido a esse distúrbio psicológico.

Além disso, essa característica pode ser adquirida através de uma intensidade nos exercícios físicos, assim adquirindo a anorexia e de fato se vendo diante desse cenário de extrema atenção e preocupação.

O que é bulimia? 

A bulimia está associada com uma necessidade de eliminar os alimentos do organismo de qualquer forma, assim se força os vômitos e se tem o uso de alguns medicamentos como o laxante e os diuréticos para se eliminar os alimentos ingeridos.

Dessa forma, a doença é desenvolvida causando essas situações e fazendo com que essas ações se tornem um hábito, gerando vômitos e o uso de medicamentos de forma constante e sem que se tenha esse controle diante dessas situações.

Além disso, além da bulimia e das ações explicadas, também se tem a bulimia restritiva, onde se tem um jejum sem a falta dos nutrientes e alimentos necessários, realizando exercícios de forma intensa e sem um acompanhamento adequado. 

Por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma empresa de sinalização vertical, ao ter uma rotina corrida e mesmo assim realizar atividades físicas sem acompanhamento, essa pessoa deve ter cuidado.

Por isso, é essencial ter um cuidado e sempre realizar algumas práticas para se evitar a bulimia e manter seu corpo saudável, assim se tem essa prevenção e o cuidado se faz presente através de cada ação.

Com isso, acompanhe a seguir os sintomas de cada doença e tenha o entendimento sobre a diferença entre ambos e como eles agem ao estar diante do organismo.

Sintomas da anorexia

Identificar os sintomas da anorexia é um dos pontos para diferenciar ambas as doenças e sempre estar atento para as possíveis situações e algumas prevenções diante desse processo.

Dessa forma, acompanhe em tópicos alguns dos principais sintomas da anorexia e tenha esse conhecimento a disposição. Confira!

  • Peso baixo;
  • Restrições alimentares severas;
  • Busca constante por um corpo magro;
  • Medo de estar acima do peso;
  • Interrupção na menstruação.

Logo, esses pontos de atenção devem estar claros para os meios mais distintos, desde um dono de uma fabricante de gelo seco a uma professora, proporcionando uma consciência e gerando esse alerta em relação aos sintomas e as ações a serem realizadas para uma melhora.

Sintomas da bulimia

Assim como foi destacado os principais sintomas da anorexia, gerando esse conhecimento e alerta para que se tenha uma atenção constante, acompanhe os sintomas da bulimia e saiba diferenciar ambas as doenças e ter essa prevenção. Acompanhe!

  • Inflamação da garganta por conta do vômito;
  • Inchaço nas glândulas;
  • Saúde bucal precária;
  • Desidratação;
  • Refluxo gástrico.

Ao ter esses tópicos a disposição se tem um conhecimento em relação aos sintomas e a um alerta através do início das doenças e de possíveis prevenções para que se tenha um controle e de fato se evite esses momentos.

Por exemplo, em alguns casos uma pessoa devido a sua rotina de trabalho em uma empresa de suporte técnico em informática e a realização de outras atividades, se tem pouco conhecimento sobre esse assunto e se fica à mercê das situações.

Com isso, ao ter esse conhecimento em relação aos sintomas e aos pontos de diferença, se tem uma noção de como ambas as doenças agem ao entrar em contato com organismo e principalmente uma ideia de algumas ações a serem realizadas ao se ver diante desse quadro.

Dessa forma, continue acompanhando o texto e veja como cuidar de ambas as doenças e como de fato algumas ações podem ser primordiais para se evitar e ter uma melhoria em relação a esse momento.

Como se cuidar e evitar a anorexia e bulimia

Por mais que se busque sempre uma espécie de manual como os que vêm em máquinas de café para alugar, onde se tem um passo a passo e instruções indicando as ações necessárias.

Quando pensamos nessas doenças não se tem uma cura ou algo definitivo que de fato traz melhorias e a pessoa se vê diante de um cenário positivo em relação a sua saúde e organismo.

Por isso, um dos primeiros passos ao se ver diante dessas situações é procurar um acompanhamento médico, conseguindo de fato um direcionamento e tendo ações mais assertivas em relação à prevenção e a uma melhora.

Por se tratar de doenças que têm esse fator psicológico é essencial ter o auxílio de psicólogos e de nutricionistas que tendem a realizar esse equilíbrio, e estabelecer um cenário positivo para que as pessoas consigam enfrentar esse momento.

Um dos passos principais e que sempre merecem uma atenção para que haja uma melhora, é conseguir estabelecer uma relação mais saudável e equilibrada com a comida, assim esses momentos de alimentação se tornam muito mais fáceis.

É totalmente normal ter uma rotina corrida em seu trabalho em uma consultoria em gestão de empresas e com atividades físicas mescladas em sua rotina, entretanto ao não ter um acompanhamento profissional nesses momentos, podem afetar sua saúde.

Logo, é fundamental estar atento e sempre realizar ações prévias para ter um cuidado e evitar essas doenças e momentos, além disso ao já estar diante desse cenário procurar um auxílio de um profissional pode ser um fator determinante para essa melhora.

Com isso, o texto nos direciona justamente ao ponto final evidenciando como o auxílio psicológico pode ser útil e quando é primordial buscar um acompanhamento médico através de cada ação a ser realizada.

Auxílio psicológico e médico para vencer essas doenças

Buscar a ajuda de um profissional vai muito além de apenas uma tentativa, mas de fato se tem essa eficácia e um entendimento geral em relação às causas e de fato como se comportar ao se ver com essas doenças.

Assim, como em uma fábrica de alimentos é necessário maquinas e equipamentos para industria alimentícia, é fundamental qualquer pessoa manter um acompanhamento médico frequente.

Ao buscar a ajuda de um psicólogo também se tem uma precisão através de cada momento e de cada procedimento a ser realizado, entendendo principalmente os motivos e tendo uma compreensão das causas e o que fazer a ser desenvolvido essas doenças.

Por mais que a explicação dessas doenças seja algo simples de ser entendido, as causas podem estar alinhadas com traumas, momentos na infância, hábitos ruins e uma série de questões muito além do que pensamos.

Por isso, a busca por um psicológico é algo essencial que traz esse direcionamento e uma clareza diante das situações, tendo recursos para buscar melhoras e se ver livre desses momentos.

Além disso, a ajuda médica nesse processo também é primordial, auxiliando na identificação, com exames e possíveis medicamentos que possam auxiliar e proporcionar um cenário de evolução.

Ao conseguir realizar um alinhamento entre os psicólogos, médicos e nutricionais, se tem essa busca ideal e um controle cada vez mais preciso em relação a uma melhora e aos procedimentos adequados para cada momento.

Logo, essa assertividade em cada momento se faz cada vez mais precisa, tendo um direcionamento e realizando as ações necessárias indicadas por profissionais que têm o conhecimento e a especialização. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.