Pular para o conteúdo

Conheça os tipos de manchas corporais e os tratamentos

Em nossos corpos, podem surgir manchas e é preciso estar atento e conhecer os padrões para evitar uma possível doença. Existem diversos tipos de manchas corporais que podem surgir ao longo do tempo, principalmente devido a falta de cuidado com nossa pele.

Neste artigo vamos abordar esse tema, trazendo os principais tipos de manchas e os tratamentos existentes. Este artigo é tanto para você que já se incomoda com suas manchas quanto para quem quer prevenir o surgimento delas.

A primeira coisa que é preciso ter em mente é que os resultados dos tratamentos não são imediatos, necessitando de muito cuidado com a pele para que não ocorra uma piora.

O que causam as manchas corporais? 

Existem diversos motivos e razões para que as manchas na pele apareçam, tais como:

  • Alterações de melanina;
  • Micoses;
  • Infecções na pele;
  • Exposição constante ao sol;
  • Grande quantidade de acne.

É possível aparecerem manchas tanto em homens como em mulheres, mas nas mulheres são mais comuns devido às variações hormonais.

Algo muito importante é a qualidade da limpeza da pele, que deve ser feita com água que tenha passado por uma análise da qualidade da água para consumo humano e produtos próprios para sua pele.

Na gravidez existe a possibilidade de surgir novas manchas, pois a pele da mulher fica muito mais sensível.

Quais os tipos de manchas e seus tratamentos?

As manchas podem aparecer ao longo do tempo, seja por consequência de alguns hábitos ou por predisposição genética. Pontuamos abaixo os tipos mais comuns de manchas, suas origens e os melhores tratamentos disponíveis.

Melasma

Esse é um tipo de mancha escura que surge principalmente no rosto, podendo ocorrer por diversos motivos, como:

  • Exposição excessiva à radiação ultravioleta;
  • Uso de terapia hormonal;
  • Genética;
  • Disfunções na tireoide;
  • Uso de cosméticos de forma errada;
  • Gravidez.

Qualquer pessoa pode estar sujeita ao aparecimento do melasma, mesmo quem trabalha em uma consultoria e licenciamento ambiental.

Não existe uma causa definida e uma cura, sendo que os tratamentos para esse tipo de mancha apenas controlam e diminuem seus sinais.

Os tratamentos do ponto de vista estético para o melasma são o peeling químico e o microagulhamento.

O primeiro procedimento é feito com ácido retinóico, extremamente concentrado, ajudando a remover a camada mais profunda da pele. Ele pode ser aplicado em manchas mais leves ou mais profundas de melasma.

Já o microagulhamento é realizado com um pequeno rolo que é acoplado com agulhas que perfuram a pele, estimulando a circulação na região e uma melhor produção de colágeno.

Esse tratamento ajuda a eliminar manchas e melhora o viço da sua pele, deixando-o mais jovial. Mas é bom lembrar que esse tipo de procedimento deve ser feito apenas por uma clínica estética com fachada em pele de vidro autorizada.

E também saiba que as fontes de calor não são indicadas para o tratamento, portanto evite fontes de calor ou laser, pois isso aquece a pele, piorando o quadro ao invés de tratá-lo.

Para as pessoas que possuem melasma, a dica é evitar lugares muito quentes e sempre usar protetor solar ao se expor ao sol todos os dias.

Manchas solares ou melanose

Manchas solares ou melanoses surgem devido à exposição exagerada ao sol, aos raios UV, sendo um acúmulo de melanina. Aparece nas regiões mais expostas ao sol, como mãos, colo e costas.

Para esse tipo de manchas são indicados três tratamentos: o peeling químico, a luz pulsada e o laser CO2.

Para essa queixa, o peeling químico apresenta resultados incríveis. No entanto, é um procedimento agressivo que causa a descamação de toda a superfície aplicada.

Dessa forma, não é recomendada a exposição solar durante o tratamento, podendo usar um instalação de ar condicionado comercial para deixar mais aconchegante.

Outro tratamento, a luz pulsada, vem trazendo resultados interessantes, pois o pigmento escuro da pele é absorvido por ela, gerando a destruição da mancha.

Trata-se de um procedimento menos agressivo, atuando direto nas manchas. Para uma regressão considerável nas manchas, são indicadas uma média de 5 a 10 sessões.

Já o laser CO2 fracionado age tanto sobre a epiderme, a camada mais profunda da pele, quanto na derme, a camada mais superficial da pele.

É indicada uma média de 3 a 6 sessões de laser CO2 para o tratamento de melanose, havendo um intervalo de cerca de 30 dias para que a pele se recupere totalmente.

São tecnologias parecidas com sensores de segurança para máquinas, que fazem um trabalho localizado e bem direcionado.

Manchas senis

Elas são caracterizadas por serem escuras e surgirem após os 40 anos, podendo ser causadas por alterações hormonais ou muita exposição a raios UV, fatores que aceleram o fotoenvelhecimento.

Isso gera uma pele mais ressecada, formação de novas rugas, linhas de expressão e flacidez. Surgem também em áreas mais expostas como mãos, braços, rosto, pescoço e colo, ficando visíveis.

Sardas

Os trabalhadores de uma assessoria contábil para empresas poderiam associar sardas à pessoas ruivas, mas não é bem assim. Tratam-se de manchas que aparecem em pessoas com tom de pele claro, entre 2 e 3 anos de idade.

O estímulo do sol e as concentrações de melanina na pele determinam o aparecimento de sardas em regiões como rosto, colo e ombros. Os tratamentos mais indicados esteticamente para sardas são o peeling químico, o laser CO2 fracionado e a luz pulsada.

Cuidados após os procedimentos

Após fazer procedimentos como o peeling químico, a pele fica muito sensível, uma vez que são usados ácidos fortes. É preciso alguns cuidados, como evitar a exposição ao sol, usar filtro solar de 4 em 4 horas e usar bastante hidratante para a pele não ficar ressecada.

Já no caso do laser CO2, a pele também fica sensível, inchada e com vermelhidão, pendido alguns cuidados, como:

  • Evitar colocar água quente na região por 7 dias;
  • Não pode tomar sol por 30 dias;
  • Usar bastante hidratante na região, evitando o ressecamento;
  • Usar protetor solar periodicamente de 3 em 3 horas.

Se você trabalha em um suporte técnico em TI e quer fazer esses procedimentos, precisa dar atenção às indicações.

Cuidados necessários após fazer o microagulhamento

Após fazer o microagulhamento, deve-se evitar a exposição ao sol por no mínimo 30 dias, usar hidratante com vitamina C e usar protetor solar todos os dias após a realização do procedimento.

Cuidados após fazer o tratamento de luz pulsada

Após fazer tratamento com luz pulsada, é indicado evitar locais como saunas e banhos muito quentes, evitar a exposição ao sol, usar o protetor solar pelo menos duas vezes ao dia e usar bastante água na região.

Quais as contraindicações desses procedimentos?

O peeling químico não é indicado para pessoas que tenham foliculite, dermatite, inflamação na pele ou alergia a alguns componentes ácidos.

O microagulhamento é contra indicado para pessoas que possuem infecção ativa, como a herpes, tendência de cicatrizes com queloides, imunossupressão e gestantes por conta das alterações hormonais.

A luz pulsada é contraindicada para pessoas que estejam fazendo o uso de medicamentos como corticoides, anticoagulantes e remédios fotossensibilizantes, porque a pele fica mais sensível, o que pode resultar em manchas.

Também não é indicado para grávidas, pois ocorre uma grande mudança hormonal durante a gravidez, então é possível que a pele fique mais manchada.

O laser CO2 não é indicado a pessoas com tendência a cicatrizes com queloides, vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensíveis.

Também não é indicado para pessoas que possuem infecção ativa, como herpes ou pessoas que fazem uso de medicamentos como fotossensibilizantes corticoides e anticoagulantes.

Pessoas com pele negra devem evitar o procedimento por causa das condições na pele pela quantidade maior de melanina.

Também não é indicada para grávidas de uma empresa especializada em licenciamento ambiental, pois ocorre uma grande mudança hormonal durante a gravidez, possibilitando que a pele fique manchada.

O que fazer para prevenir?

As manchas podem ter diversas origens e ocorrem por diversos motivos, mas a questão principal é como cuidamos delas. É importante o uso diário de protetor solar, pois o sol é o maior inimigo das marchas, e se você já tem, é melhor não se expor.

Mantenha sua pele hidratada, pois isso me ajuda a prevenir irritações e ajuda na proteção, o que previne o aparecimento de manchas, ressecamento e envelhecimento precoce.

Considerações finais

Neste artigo você conheceu mais sobre manchas, suas causas e tratamentos. É muito importante buscar ajuda de um dermatologista assim que detecta novas manchas no corpo.

Somente o médico especializado saberá indicar o melhor tratamento a prosseguir, por isso é tão importante a opinião de um profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.