Pular para o conteúdo

Ambiente escolar pode fazer a diferença no incentivo à atividade física

O incentivo da escola colabora para o desenvolvimento de comportamentos saudáveis dos jovens

Praticar exercícios físicos é um hábito importante que traz benefícios para a saúde física e mental; evitando doenças cardiovasculares, aumentando a mobilidade corporal e ajudando no tratamento de transtornos psicológicos.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Geórgia (EUA)indica que 75% dos estudantes de até 12 anos não se exercitam o suficiente.

O estudo sugere que o incentivo da escola pode ser muito importante para mudar essa realidade. Ações como o combate ao bullying, promoção de atividades esportivas e supervisão dos profissionais de educação física são algumas das formas de promover hábitos mais saudáveis entre os estudantes.

Para Geovani Patrício Teixeira, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Criciúma, oferecer opções aos jovens tende a aumentar o números dos que praticam esportes e demais atividades físicas: “Buscamos diversificar modalidades artísticas, culturais e esportivas, que promovem a integração dos alunos e influenciam positivamente em sua autoestima e concentração”.

Além desses benefícios, a atividade física é importante para:

  • Estreitar valores como espírito de equipe, união e amizade;
  • Fortalecer o sistema imunológico, pois estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e ativa as células de defesa;
  • Combater a insônia e o estresse, já que ajuda a equilibrar os “hormônios do estresse”, como o cortisol e a adrenalina;
  • Aumentar a resistência dos músculos, o que reduz o risco de lesões e dores crônicas como as decorrentes de má postura;
  • Ajuda no desempenho escolar, atenuando sintomas de depressão e ansiedade e aumentando a circulação sanguínea no cérebro, a produção de substâncias como a serotonina e o desenvolvimento do hipocampo, área cerebral responsável pela memória.

Sobre os Colégios Maristas

Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.