Pular para o conteúdo

Quais as causas das infecções bucais e como tratá-las?

Assim como qualquer outra parte do corpo humano, a saúde bucal pode acabar comprometida devido às infecções bucais que são geradas pela ação de bactérias, que, apesar de naturalmente se desenvolverem, podem apresentar um risco para a saúde da boca quando acabam tendo uma atuação descontrolada. 

Entretanto, a verdade é que muitas dessas infecções são bem comuns e podem acontecer até mesmo com uma certa frequência em algumas pessoas, em especial aquelas que não possuem uma rotina de higienização bucal ou de visita ao dentista. 

Vale lembrar que, em alguns dos casos mais dramáticos, essas doenças podem levar ao desenvolvimento de um canal no dente, muitas vezes gerando a necessidade de extração do dente.

Portanto, se não deseja passar por isso, confira a seguir tudo o que precisa saber sobre essas infecções e formas de evitá-las ou tratá-las para preservar um belo sorriso.

Quais são as infecções bucais mais comuns?

Como mencionado anteriormente, essas infecções bucais quase sempre são provocadas por microrganismos, como fungos e bactérias e podem se desenvolver de forma rápida, principalmente se o paciente estiver com baixa imunidade, por exemplo. 

Assim, leia adiante algumas das principais patologias bucais que são causadas devido às infecções na boca que podem gerar a necessidade de extração de um dente, procedimento que se assemelha a cirurgia de extração de siso.

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Doença periodontal;
  • Doença mão-pé-boca;
  • Herpangina;
  • Candidíase;
  • Afta;
  • Herpes labial.

Para evitar essas e outras doenças, as visitas regulares ao dentista e cuidados diários são grandes pré-requisitos.

Quais as causas mais comuns das principais infecções bucais?

Assim como já mencionado anteriormente, na maioria das vezes essas infecções nascem devido a ação de bactérias. Essas por sua vez acabam se desenvolvendo por contas de restos de alimentos que ficam nos dentes, ou até mesmo nas gengivas. 

Justamente por isso que quando se trata de saúde bucal a higienização da boca se faz tão importante, pois esse é o principal ato de combate a essas bactérias, já que, com a boca limpa e livre desses restos de alimento fica mais difícil e menos provável que esses microrganismos consigam se desenvolver. 

Quais são os tratamentos para as infecções bucais?

Quando o paciente já apresenta a infecção e não há mais como evitá-la, uma vez que o problema virou uma realidade, o primeiro passo a se fazer é buscar por uma avaliação de um profissional, como um dentista, para que o mesmo possa enxergar as peculiaridades do caso e indicar o melhor caminho. 

Como, por exemplo, quando um determinado dente já se encontra tomado pela infecção, o dentista poderá avaliar e informar opções como o implante dentário, informando tudo sobre o procedimento do implante dentário quanto custa.

Em suma, o tratamento também vai depender do tipo de infecção. Normalmente, o paciente pode acabar tendo que passar por limpezas que irão livrar os dentes e gengivas, por exemplo, da maior parte das bactérias. 

Outros tratamentos também podem ser necessários para restabelecer tecidos danificados, como a construção das gengivas quando as mesmas acabam retraídas em consequência de casos de gengivite, ou até mesmo o clareamento a laser dental em casos onde a placa bacteriana acabou escurecendo os dentes. 

Quais as formas de prevenção das infecções bucais?

Quando o assunto é prevenção de infecções ou patologias bucais em geral, a principal coisa a se fazer é reforçar a higiene bucal.

Isso porque, uma boa escovação, feita da maneira correta e acompanhada do fio dental, consegue evitar cerca de 90% de todas as doenças que ameaçam o bem estar e a manutenção da saúde bucal. 

Portanto, é de extrema importância escovar sempre os dentes, no mínimo três vezes ao dia, sempre depois de todas as suas refeições.

Além disso, outra coisa importante é buscar um profissional dentista semestralmente para avaliações, não só para a colocação de lente de contato para dentes.

Essas visitas  poderão garantir que o profissional esteja acompanhando sua saúde bucal e consiga identificar qualquer problema de forma precoce, o que garante maior probabilidade de uma resolução rápida e sem sintomas agressivos. 

Por último, mas não menos importante, a alimentação do paciente também é algo que ajuda a evitar as infecções bucais. Portanto, busque ter uma dieta rica em vitaminas e nutrientes como o cálcio para um saúde bucal forte.

Nesse sentido, evito o consumo de doces, pois este é um componente que ajuda no desenvolvimento das bactérias responsáveis pelas doenças bucais. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.