Pular para o conteúdo

A constante dúvida entre comprar, alugar ou investir o valor de um imóvel

De acordo com Thiago Martello, fundador da Martello Educação Financeira, existem diversos motivos para que, até mesmo os milionários, morem em uma propriedade alugada

A dúvida entre comprar, alugar ou investir o valor de um imóvel é algo que atormenta diversos brasileiros que, em muitos casos, não sabem qual seria a escolha mais vantajosa de acordo com seu orçamento mensal.

Thiago Martello, educador financeiro e fundador da Martello Educação Financeira, afirma que, ao trabalhar como gerente bancário, costumava ficar surpreso ao ver, por exemplo, pessoas muito ricas vivendo de aluguel em São Paulo, quando elas teriam, tranquilamente, condições de adquirir uma casa própria na cidade.

“Eu chegava a pensar que aquelas pessoas eram burras porque, na minha cabeça, não fazia o menor sentido alguém ter tanto dinheiro e viver de aluguel. Após refletir e pensar muito sobre o assunto, percebi que o burro da história era eu, afinal, estava trabalhando incansavelmente para conseguir dois mil reais por mês, enquanto essas pessoas andavam com Ferraris e Lamborghinis. Existia algum motivo por trás da escolha pelo aluguel”, questiona.

Para o fundador da Martello Educação Financeira, a compra de um imóvel hoje em dia, unicamente na visão financeira, NUNCA é a melhor opção quando comparada à moradia de aluguel, desde que a sobra do que iria para a parcela do financiamento seja investida.

“Um financiamento de 15 anos pode ter um desembolso duas vezes maior que o valor do imóvel. Uma parte considerável da prestação do financiamento são juros. É muito importante fazer as contas de forma certeira para avaliar se, realmente, vale a pena financiar e, em comparação ao mercado financeiro, nunca será”.

Além disso, alugar um imóvel se torna muito mais vantajoso para pessoas que desejam ter liberdade e facilidade para trocar de moradia. “A capacidade de se mudar a qualquer momento é um belo trunfo. A mudança de endereço tem se tornado algo muito comum, especialmente nas capitais, e ao investir a diferença da parcela do financiamento frente ao aluguel a ser pago por um bem semelhante, 30 anos depois você será um milionário.”, pontua Martello.

Além da mobilidade, o aluguel também reduz custos com diversos aspectos que são de responsabilidade dos proprietários. “Impostos, custos com estrutura e segurança são apenas algumas das despesas destinadas aos donos de imóveis. Muitos se apertam para comprar o imóvel e depois ficam sem dinheiro para eventuais obras de reparos ou até mesmo melhorias”, relata.

Outro aspecto a ser considerado, de acordo com o educador financeiro, é que existem muitos mitos sobre as vantagens de comprar uma propriedade. “Muitas pessoas dizem que o investimento em um imóvel sempre valoriza, mas, na prática, não é bem assim, principalmente no longo prazo. O valor é volátil e mudanças no equilíbrio entre a oferta e a demanda podem desvalorizar o patrimônio. É necessário observar as tendências de mercado e projetar o potencial de revenda da propriedade, mesmo que o objetivo da aquisição seja a moradia, sem contar que a inflação também corrói a potencial valorização do mesmo”, declara.

A valorização do imóvel é um cálculo complexo e nem sempre é uma absoluta certeza. ”Interferem no custo a variação das condições econômicas do País, a evolução na qualidade de vida do bairro ou cidade e, ainda, eventuais mudanças de comportamento da sociedade. O aumento na taxa Selic, por exemplo, inflaciona as taxas de financiamento, que podem encarecer os imóveis e diminuir o nível de procura. Por outro lado, as mudanças de comportamentos sociais devido a eventos de grande impacto, como a pandemia, aceleram ou diminuem tendências no ramo imobiliário”, conclui Martello.

Sobre a Martello Educação Financeira

Empresa participante do Shark Tank Brasil: Criada em 2015, a Martello Educação Financeira é uma fintech e edtech que oferece planejamento financeiro com uma metodologia própria e inovadora, por meio de cursos, mentorias e diagnósticos para melhorar o relacionamento do cliente com seu dinheiro. Já realizou mais de mil atendimentos e possui mais de 500 alunos. Saiba mais em: martelloef.com.br

Sobre Thiago Martello

Educador Financeiro, Founder da Martello Educação Financeira, Agente Autônomo de Investimentos pela CVM e especialista em Investimentos ANBIMA, Representante regional do estado de São Paulo da APOEF.

Thiago começou a lidar com educação financeira na prática aos 9 anos de idade, ao iniciar seu primeiro empreendimento vendendo balas em semáforos da zona leste de São Paulo. De lá para cá, venceu uma série de desafios. Ele se tornou bacharel em Administração e pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV; passou a empreender através da Martello Educação Financeira; atendeu mais de 1.000 pessoas com base na metodologia DESPLANILHE-SE; e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome. Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, o maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da impressa, entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros.