Pular para o conteúdo

Casa Argilla celebra o morar despretensioso com elegância e funcionalidade durante a CASACOR Ribeirão Preto

Mais um fruto da parceria entre a Novittà Decor e a Manarelli Guimarães, a “Casa Argilla” ocupará uma área de aproximadamente 100 m² em frente ao jardim principal da CASACOR Ribeirão Preto 2022

Pensado como uma celebração não só da parceria entre a loja e a curadoria, mas também entre o estado da Bahia e o de São Paulo, a “Casa Argilla” homenageia a conexão de Salvador — terra natal da Manarelli Guimarães — e Ribeirão Preto — casa não só da Novittà Decor, mas agora também de mais um escritório dos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães. 

Se num primeiro momento, tal relação pode parecer distante, a herança cultural italiana, tão perceptível nos dois estados e nas duas cidades, inspira o nome do ambiente: do italiano, “argilla” significa “barro”. Barro que dá vida a cerâmica e aos tons terrosos que ditam o conceito e a ambientação do espaço, tendo como ponto de partida as telhas coloniais tão presentes na arquitetura de ambos os locais. 

Contando com uma fachada imponente e convidativa, que deve atrair os olhares de quem passa por lá, chamando-os a explorar o interior do espaço, os idealizadores visam “propor uma imersão nas nossas raízes por meio de cores e texturas que nos reconectam à terra e à nossa ancestralidade de forma contemporânea e elegante”. 

Trata-se de uma leitura dessas relações com o barro, usando referências e elementos de arte, do artesanato e de objetos típicos do Nordeste misturados à vocação do interior paulista com os trabalhos na terra, bem como com a obra de artistas locais ribeirão-pretanos. 

Mistura, esta, que traduz a 20ª participação da dupla de profissionais na CASACOR e os 15 anos do escritório, que além de Salvador e da capital paulista, inicia também uma nova fase com um espaço físico em Ribeirão Preto, cidade em que atuam em diversos projetos, incluindo a curadoria da Novittà Decor em 2022. 

“Com a Casa Argilla queremos demonstrar uma Novittà diferente até do que temos no atual showroom, com olho no futuro. Enaltecendo, assim, o novo momento que a loja atravessa, com peças exclusivas que ainda não foram apresentadas ao mercado e levando para o público um preview do que será apresentado no último trimestre do ano com a abertura do novo espaço da marca na cidade”, contam os arquitetos da Manarelli Guimarães.

Para isso, os profissionais e a Novittà criaram uma área que une características do corporativo e do residencial num mesmo espaço, exaltando um estilo de vida extremamente contemporâneo. Dessa forma, trazendo soluções para um novo morar e demonstrando que é possível ter uma área de trabalho separada dentro de casa, que ofereça, de fato, a funcionalidade e a ergonomia necessárias, sem perder em visual, estilo, conceito e conforto, para além do home office.

“Esta é uma forma de mostrar também a casa viva, despretensiosa. Contrastando o poder da arte e das expressões individuais na decoração”, explicam os idealizadores.

A iluminação também é completamente diferente da comum, visando mexer com o sentido das pessoas, de forma sensível e natural, mas também funcional. 

“Nosso objetivo maior é mostrar que dá para morar bem, sem ostentação, com o luxo sendo colocado de uma forma elegante, mas sem pretensões, rodeado de obra de arte e com uma iluminação sensitiva”, finalizam os arquitetos, que optaram por tecidos mais neutros, mobiliário contemporâneo e pontos de tons terrosos que vão desde o piso da entrada até a aplicação das telhas na parede na vertical causando uma sensação visual única, como num túnel de telhas coloniais, muito comum na Bahia. 

A ideia foi, então, a de reinterpretar a herança cultural que conecta os dois estados, mas de uma forma atual, brincando com estilos e texturas num layout fluido, aberto e livre, explorando proporções e dimensões que confirmam que é possível morar e trabalhar, sim, num espaço ao mesmo tempo confortável, elegante e prático. 

VISITE A CASA ARGILLA NA CASACOR RIBEIRÃO PRETO 2022

A “Casa Argilla” está localizada em frente ao jardim principal da CASACOR Ribeirão Preto 2022, na Av. Carlos Consoni, nº 220, Jardim Canadá.

Data: 13 de setembro a 30 de outubro de 2022

Horário de funcionamento:

De terça a quinta-feira, das 15h às 21h

Às sextas-feiras, das 15h às 22

Aos sábados, das 14h às 22h

Aos domingos, das 15h às 20h

Ingressos à venda em: casacorribeiraopreto.byinti.com

Sobre a CasaCor Ribeirão Preto 2022

Sob o tema “Infinito Particular”, neste ano a CASACOR Ribeirão Preto começa no dia 13 de setembro de 2022. A mostra promete infinitas possibilidades e novas histórias para as áreas de arquitetura, design e paisagismo.

Sobre a CasaCor Ribeirão Preto 2022

Sob o tema “Infinito Particular”, neste ano a CASACOR Ribeirão Preto começa no dia 13 de setembro de 2022. A mostra promete infinitas possibilidades e novas histórias para as áreas de arquitetura, design e paisagismo.

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/mostras/ribeirao-preto/

Sobre a Manarelli Guimarães

Do encontro dos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, em Salvador (BA), nasceu em 2007 o escritório Manarelli Guimarães. A empresa, presente na capital baiana, em São Paulo (SP) e em Ribeirão Preto (SP), tem atuação nacional e no exterior, indo além da arquitetura e dos interiores, abraçando também outras atividades, como curadoria e design de produtos.

www.manarelliguimaraes.com

www.instagram.com/manarelliguimaraes

Novittá: viva novas histórias! 

A Novittá é uma loja de móveis de alto padrão, que atua como intérprete de um estilo atemporal, onde a emoção e a razão se encontram em peças que combinam o melhor do contemporâneo e do tradicional, do feito à mão com a produção industrial; do brutalismo e do racionalismo; unindo criatividade com qualidade em peças de design assinado com shapes exclusivos e materiais selecionados. 

www.novittadecor.com.br

www.instagram.com/novittadecor