Pular para o conteúdo

Como prevenir a formação do tártaro?

Dentista do Hapvida NDI afirma que higienização e escovação são essenciais para evitar problemas bucais

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Por isso, Rafaela Magda de Oliveira Almeida, dentista do Hapvida NDI, afirma que uma boa higiene diminui o risco de desenvolvimento de problemas bucais e dentários, como o tártaro.

O tártaro nada mais é do que uma calcificação da placa bacteriana que recobre os dentes e parte das gengivas. Assim, forma uma placa dura e amarelada, que, se não for tratada, pode levar ao aparecimento de outros problemas bucais como a formação de cáries, gengivite e mau hálito.

De acordo com a dentista do Hapvida NDI, para prevenir a formação do tártaro é preciso escovar bem os dentes e usar o fio dental regularmente. “Uma boa higienização da cavidade bucal, dos dentes, é essencial para prevenir tanto o tártaro como qualquer outro tipo de doença presente na boca”, afirma.

Já em relação àqueles cantinhos difíceis de limpar, Rafaela frisa que a dica é caprichar. “Use fio dental, promova uma escovação muito boa e use solução de bochecho”, reforça.

Dentes apinhados

No caso de dentes apinhados – quando não há espaço suficiente na mordida para os dentes se encaixarem naturalmente, causando agrupamento, sobreposição e torção, sendo empurrados para frente ou para trás — a dentista enfatiza que é fundamental que o paciente procure o ortodontista. “Para dar início a um tratamento e devolver aos dentes à posição ideal. Somado a isso, reforçar as noções básicas de higienização e escovação. Assim, irá prevenir não só o tártaro, como a cárie e várias outras doenças bucais”, conclui.

Tratamento

Agora, caso o tártaro já tenha se formado nos dentes, Rafaela afirma que o paciente deve consultar um dentista para que seja feita uma avaliação e uma limpeza, que consiste na remoção do tártaro.